EU SOU FUNORTE - Eliseu Ruas Oliveira

Eliseu Ruas Oliveira, 47 anos, casado, natural de São Paulo-SP, reside em Montes Claros - MG há 12 anos. O egresso concluiu a graduação em Estética e Cosmética no ano e 2017 e, desde então, leciona na instituição, além de trabalhar em centro estético e beleza.

O profissional diz que escolheu a Funorte pela infraestrutura e o suporte que a instituição dá aos discentes, além da qualidade do ensino comprovada pelo MEC (Ministério da Educação). “Escolhi a Funorte, pois ela valoriza e dá suporte ao acadêmico. Desde meu primeiro dia de aula coloquei como meta estudar para ser professor nesta renomada instituição e consegui”, destaca.

Segundo ele: “Nunca tive nada a reclamar do ensino na Funorte, primeiro porque quem faz a faculdade é o aluno e não a faculdade o aluno. Aproveitei ao máximo todas as oportunidades de ensino que tive”, ressalta Eliseu.

Para ele, o curso trouxe mais profissionalismo e segurança em sua atuação como cabeleireiro. “O curso que escolhi fez e faz muita diferença no meu cotidiano profissional, principalmente no aspecto de conhecimento e a segurança que tenho para orientar e dar um diagnóstico com precisão e ter certeza na realização dos procedimentos estéticos de um modo geral”, assegura.

O mercado de trabalho para a área da estética está em ampla expansão, como explica Eliseu: “A estética é uma das profissões que está em amplo crescimento, pois o campo de atuação é imenso e os desafios também são, mas o mercado voltado para esta área é bem promissor”, pondera.

Ele reforça que apesar dos avanços e progressão na área há, ainda, certa resistência das pessoas em relação aos profissionais. “Os desafios são muitos, pois é uma área muito nova aqui no Brasil. Encontramos muita resistência pelo público alvo, pois esbarramos muito na questão cultural e religiosa das pessoas, mas temos obtido muitos avanços na área da estética e, infelizmente, ainda temos profissionais de formação superior que não estão na ativa por motivos diversos, mas o maior desafio é fazer com que o público entenda a importância dos cuidados estéticos como saúde e não só pela beleza, pois Saúde é Estética e Estética é Saúde”, frisa.

Para quem quer cursar Estética e Cosmética na Funorte, ele dá dicas para se sobressair. “Por ser um curso totalmente voltado para a área da saúde, o acadêmico deve ter uma postura diferenciada dos demais, não que os outros cursos deixem a desejar, mas lidamos com saúde e isto nos impõe muita responsabilidade no trato com a pessoa. O profissionalismo se inicia no momento em que o acadêmico adentra na instituição e não quando ele sai dela. Infelizmente, hoje, ainda temos muito acadêmicos que não entendem a importância da graduação na vida das pessoas de um modo geral e isso tem levado muitos a desistirem de um dos melhores cursos voltados para a área da saúde. O acadêmico deve sempre buscar o melhor para si e se valer do que a instituição oferece, pois temos ótimos professores. Deve haver o respeito mútuo em relação aos professores e futuros colegas de profissão, ter ética em todos os sentidos, isso faz muita diferença para o futuro profissional da estética”, pondera.

Das lembranças da faculdade, ele recorda dos professores, que foram fundamentais para sua formação. “Lembro dos meus professores com muito saudosismo, pois me ajudaram muito na minha formação, recordo de cada um: Lucilene Porto, Janine, Roneo Lucio, Cássio, Carla Patricia, Wales Mota, Ana Claudia e uma que guardo com todo carinho no meu coração, Mariela, a coordenadora que fez a diferença no curso de estética da Funorte. Ela foi minha mentora e é minha inspiração como docente. Se pudesse voltar no tempo faria tudo de novo, pois valeu a pena”, afirma.

Para o futuro, ele planeja continuar estudando, pois agregar conhecimento nunca é demais. “Sou muito ambicioso neste aspecto; estou me preparando para fazer mestrado e futuramente, doutorado, pois acredito que a única coisa que ninguém tira de nós é o conhecimento, isto é a maior riqueza de uma pessoa. E claro, quero me consagrar como docente e profissionalmente na estética”, finaliza Eliseu

Publicada em: 08/08/2019
Tags: