Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Entenda o que é Avaliação Pré-Anestésica (APA)


 

A Avalição Pré-Anestésica (APA) trata-se de um documento de valor médico-legal, o qual deve ser assinado tanto pelo paciente e/ou responsável (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE) quanto pelo médico anestesiologista.

A Avaliação Pré-Anestésica possui como objetivos principais a identificação de potenciais complicações peri ou pós-anestésico, peri ou pós-cirúrgico e, também, o fornecimento de informações ao paciente e/ou responsável acerca do procedimento, dos exames, tratamento e da cirurgia proposta.

A identificação das potenciais complicações é feita pela análise dos dados obtidos pela história clínica e pelo exame físico (sendo esses, os dados vitais, a mobilidade do pescoço, distância esterno-mento, capacidade funcional, sistema cardiovascular e o sistema respiratório) do paciente, que será, então, classificado segundo os critérios da American Society of Anesthesiologists (ASA) e pelos critérios Mallampati, os quais servem para identificação de via aérea difícil.

Os exames complementares, laboratoriais e de imagem, serão solicitados de acordo com as doenças pré-existentes do paciente e a classificação ASA estabelecida. Os resultados e achados devem ser devidamente registrados, assim como a data de realização de cada exame.

Para um paciente tipo ASA I, ou seja, hígido, a realização de exames completares é optativa, podendo ser solicitados hemograma, glicemia em jejum, creatinina e um eletrocardiograma. Diferentemente, um paciente ASA III (com doença sistêmica grave, por exemplo) deve-se ter em sua ficha o registro dos exames gerais (hemograma, glicemia em jejum, creatinina, sódio e potássio iônicos, eletrocardiograma e radiografia de tórax) + os exames específicos de sua doença pré-existente.    

Ao final da avaliação, o documento devidamente preenchido e assinado é entregue ao paciente. É importante frisar que o paciente o guarde e o apresente no dia de sua cirurgia, caso contrário, esta não será realizada. 

Autor: Jairo Romão Santos Neto

E-mail: s.jairoromao@gmail.com

Tel: (38) 9 88151469


Publicada em: 17/02/2020
8 Visualizações
Tags: