Parcerias:

(38) 2101-9494
(38) 98407-1291

Egressa Funorte traz para Montes Claros tratamento moderno na área de Odontologia Veterinária


Ana Cláudia Caldeira Lima, 24 anos, formou-se no curso de Medicina Veterinária, na Funorte, em 2019, e tem se despontado como uma profissional diferenciada. Como todo bom profissional, ela sempre está se especializando e buscando novos conhecimentos na área da saúde animal.

Em seu empreendimento, ela tem prestado atendimento principalmente na área de Odontologia Animal e relata que com a pandemia, os tutores têm se preocupado mais com seus animais. "Considero-me montes-clarense. Amo essa cidade. A minha prioridade hoje é o meu trabalho, o meu casamento e a minha família.

Desde a conclusão do curso, a médica veterinária trabalha na Clínica Veterinária Planeta Animal, que foi criada e administrada por sua mãe. Atualmente, ela faz pós-graduação em Clínica Médica e Cirúrgica de Cães e Gatos, pela Faculdades Qualittas em Belo Horizonte - MG, e concluiu em 2020 o curso de Odontologia Veterinária pelo Anclivepa - SP. Em entrevista, ela conta um pouco da sua história. Segundo Ana Cláudia, cursar Medicina Veterinária foi realizar um sonho. "Sem sombra de dúvidas, existe uma Ana Cláudia antes e depois de concluir a graduação na Funorte. Foi muito desafiador, muitos altos e baixos, tropeços e quedas, mas tudo relacionado ao curso me tornou uma pessoa melhor. Foi uma superação pessoal e profissional de muito aprendizado", revelou. 


Ela frisa ainda que: "Por gostar e atualmente trabalhar na área de pequenos animais, as disciplinas e professores que mais me marcaram foram Clínica Médica, com Doutora Amanda Lacerda e Doutora Letícia Rebello e Patologia Cirúrgica com Doutor Raul Dornas. Foram aulas muito marcantes, em que eu aprendi muito e me encontrei na área Clínica e Cirúrgica. Além desses professores, o docente Otaviano Pires Neto que foi meu professor em várias matérias de Grandes Animais, apesar de não ser a área que eu gosto de atuar, foi uma pessoa fundamental na minha formação, inclusive foi o meu orientador do TCC, me ajudou muito em cada detalhe do processo". 

Ao ser questionada sobre o segredo do sucesso, a médica veterinária respondeu: "ainda não sei. Sigo em busca. Mas acredito que seja a persistência naquilo que se ama trabalhar, foco, muita determinação para correr atrás dos sonhos e não desistir perante as dificuldades, e principalmente ter fé em Deus".

Aos calouros, Ana Cláudia deixa a seguinte mensagem: "estudem o máximo que conseguirem, participem dos estágios no Hospital Universitário Veterinário o máximo que puderem! Isso é essencial para o desempenho durante a graduação, e faz toda a diferença quando iniciamos o vida no

Mercado de Trabalho". A profissional disse que optou estudar na Funorte por ser uma Faculdade com o curso de Medicina Veterinária completo, tanto o corpo docente, quanto a estrutura, além de ter o Hospital Veterinário, que segundo ela é referência na região. "Pretendo daqui a 10 anos ter conseguido aumentar a nossa clínica, tanto com o corpo clínico, quanto em relação estrutural e também com várias especialidades Médicas Veterinárias. E a curto prazo conscientizar os tutores sobre a importância da Odontologia Veterinária para a saúde oral e sistêmica dos animais, mostrar a eles que não é apenas uma boca de um animal que possui tártaro, mas sim, a possibilidade de várias doenças advindo disso, podendo infelizmente levar o animal a morte", explicou.

 

A Clínica Planeta Animal e sua expansão De acordo com Ana Cláudia, ela tem planos de ampliação da clínica: aumentar o corpo clínico com especialidades Médicas Veterinárias. "Na clínica realizamos cirurgias gerais, consultas, exames, internamentos durante o dia e também existe a área de Pet Shop e banho e tosa. Nossa área do Pet Shop é completa, temos linhas das melhores rações, os mais diversos medicamentos, e tudo que o Pet necessita", garante a médica veterinária O curso de Odontologia Veterinária permitiu que a profissional trouxesse para Montes Claros máquina completa de Odontologia Veterinária, com caneta de alta e baixa rotação, e seringa tríplice. "Esse equipamento nos permite não apenas “limpar o tártaro”, mas sim realizar o tratamento dentário de forma completa e correta. Muitos animais necessitam de extração dentária devido a perda óssea, perda das estruturas que sustentam os dentes, exposição de raiz dentária e exposição de furca grau 3. E para realizar essa cirurgia é necessário o equipamento completo e o Médico Veterinário capacitado". Além disso, segundo Ana Cláudia, "esse equipamento realiza o polimento com pasta profilática específica, fazendo com que retarde o retorno do tártaro. Esse polimento é essencial durante o tratamento dentário. Costumo dizer que não existe limpeza de tártaro e tratamento dentário sem o polimento.” 

Profissional não pode se acomodar

Para Ana Cláudia, um profissional diferenciado é aquele que não acomoda, é aquele que sempre atualiza-se e especializa-se, buscando ser melhor no seu trabalho. "Uma coisa que curiosamente observei durante a pandemia, foi o crescimento de atendimentos veterinários. Acredito que as pessoas que ficaram em casa durante o isolamento tiveram mais tempo e consequentemente puderam observar mais os seus animais, dar mais atenção e perceber mudanças que antes não era possível devido a rotina, na maioria das vezes, corrida e intensa".

No trabalho, a médica veterinária diz que sua prioridade é atualizar-se, aprimorar-se e especializar-se cada dia mais. Garante ainda que quer fornecer aos pacientes tudo aquilo que eles precisam. 

Ela finaliza, recepcionando os novos profissionais que escolheram a medicina veterinária: “ Sejam bem-vindos a melhor profissão do mundo. Preparem-se para se apaixonar diariamente pelos pacientes e pela profissão, mas, preparem-se também para os desafios diários que encontramos. Quando o desânimo bater (porque vai bater), levante a cabeça e continua trabalhando o máximo que puder. O mundo é dos fazedores".

Ana Cláudia é natural de Belo Horizonte, mas reside há 21 anos em Montes Claros.


Publicada em: 19/11/2020
204 Visualizações
Tags: