Parcerias:

(38) 2101-9494
(38) 98407-1291

Egressa Funorte é residente em hospital de Belo Horizonte

.

Há menos de um ano de concluir a graduação em Fisioterapia, a egressa Vanessa Luana Miranda Pereira conseguiu passar na residência do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. A profissional se especializa em "Fisioterapia Cardiorrespiratória", uma das áreas mais importantes na recuperação das vítimas do coronavírus.  

De acordo com Vanessa Luana, a escolha por estudar na Funorte foi devida a referência em educação superior, principalmente no que se refere às Ciências da Saúde. Para ela, além do alto nível de reconhecimento, a instituição oferece aos acadêmicos experiência prática imprescindível para a formação do aluno, além de contar com um corpo docente extremamente renomado.

"O diferencial está na entrega, no amor e na proatividade. O profissional que se destaca é aquele que está sempre atualizando, se aperfeiçoa e nunca para de estudar. E mais do que isso, é amar o seu trabalho, pois assim não terá que trabalhar nenhum dia", defende a egressa.  

O fisioterapeuta também é um dos que está na linha de frente contra a Covid-19. Durante o tratamento, os pacientes necessitam do profissional para a execução de exercícios que fortaleçam o pulmão, uma vez que esse órgão é um dos mais atingidos pela doença. Outras pessoas, após a doença, ficam com sequelas graves no pulmão, impedindo até mesmo a respiração e precisam fazer tratamento fisioterapêutico para voltar a ter uma vida normal.  

"Com a pandemia, a profissão ganhou destaque e visibilidade em todo o planeta, nunca se ouviu falar tanto no papel essencial do fisioterapeuta na linha de frente contra a Covid-19. Muitos não conheciam a real atuação da fisioterapia e a importância que esta desempenha na promoção, prevenção e reabilitação da saúde na comunidade. A tendência é que ela cresça cada vez mais e ganhe ainda mais espaço na sociedade", destaca Vanessa.  

Além de ser residente do programa de Especialização Multiprofissional de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto, Vanessa foi ex-Diretora Presidente da Liga Acadêmica de Fisioterapia em Terapia Intensiva e Cardiopulmonar pelas Faculdades Funorte.  

"A fisioterapia em terapia intensiva sempre estiveram presentes em minha vida, até mesmo durante o curso. As disciplinas que mais me marcaram foram todas aquelas inerentes a este tema, desde o primeiro contato com a anatomia do sistema cardiovascular e respiratório, fisiologia, patologia, as disciplinas aplicadas e estágios em âmbito hospitalar e UTI. Hoje tenho professores que são meus colegas de trabalho",garante.  

De acordo com Vanessa Luana, o sucesso é produto de dedicação, disciplina e renúncia. O profissional sempre deve estar disposto a buscar sempre o melhor no que é proposto. Ainda segundo a fisioterapeuta, os estudos também não podem se limitar à sala de aula, é preciso estar sempre se atualizando e aprofundando no conteúdo. Participar de eventos, congressos e projetos de extensão é um grande diferencial.

"Para os que estão cursando, quero que acreditem no potencial de vocês, saibam que todo sacrifício valerá a pena, todos os esforços serão recompensados. Vão em busca dos seus sonhos. Quando pensarem em desistir, lembrem-se que nenhuma vitória é possível sem lutar. Sejam mais do que uma turma da faculdade, sejam família. Ressignifiquem as dificuldades e as transformem em oportunidade de crescer e amadurecer e, tenham certeza que alcançarão o sucesso", orienta Vanessa.

Publicada em: 22/02/2021
298 Visualizações
Tags: