Parcerias:

(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Cursos de Engenharias e Arquitetura promovem evento on-line


Na noite de quarta-feira, 24 de junho, acadêmicos dos cursos das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo da Funorte participaram do evento on-line transmitido pelo canal Funorte Oficial no YouTube. Na ocasião, foi debatido o tema “Soluções Inovadoras para o Ensino das Engenharias e Arquitetura”, em que os convidados Vinícius do Rego Dias e Fábio Dienstmann puderam expor a importância dos projetos integradores, dos TCCs Startups, dos softwares e aplicativos para as práticas remotas, além de empreendedorismo na faculdade, inovação no caminho acadêmico, tecnologias educacionais disponível. Falaram ainda sobre o histórico e o caminho para ser um profissional de sucesso.

A live foi mediada pelo gestor das Engenharias Integradas e Arquitetura da Funorte, professor Mestre Pedro Almeida. Ele comenta sobre a relevância de realizar o evento e sobre a escolha do tema debatido pelos palestrantes. “Diante do cenário pandêmico enfrentado atualmente e da necessidade de adaptação ao sistema remoto de ensino, é muito importante que os acadêmicos estejam atentos ao que a tecnologia pode oferecer para que a aprendizagem nesta atual modalidade seja potencializada. O objetivo é mostrar aos estudantes que, de agora para frente, o ensino presencial será aliado ao ensino remoto, por meio de tecnologias que possibilitem a prática à distância nos laboratórios virtuais, que foi permitida pelo MEC por meio de portarias e decretos em razão da pandemia de Covid-19.”.

Pedro acrescenta dizendo que “a virtualização de laboratórios, a utilização de softwares e aplicativos, é uma tendência que veio de forma inesperada, mas que veio para ficar. O futuro já começou e as palestras foram importantes para mostrar essa realidade que há tão pouco tempo parecia estar distante.”.

Engenheiro mecânico e docente dos cursos de Engenharia da Funorte, Paulo Fernando Figueiredo conta como foi o processo de organização do evento. “Em abril o Pedro me passou a missão de encontrar boas empresas para fazermos um orçamento de bancadas didáticas de Motores de Combustão e Refrigeração. Em uma dessas pesquisas encontrei a Algetec. Dias depois, o CEO da empresa, o Vinícius do Rego Dias, entrou em contato comigo. Achei aquela atitude muito fora da curva e estreitamos nossas conversas. Marcamos uma reunião com o Pedro e toda a tecnologia de laboratórios virtuais nos foi apresentada. Com isso, o Pedro convidou o Vinícius para a palestra e também o Fábio Dienstmann, da Eco Educacional. A história de sucesso dos dois e o conhecimento sobre inovação, por si só, já justificavam levar essa palestra aos alunos. ”, ressalta.

Ainda de acordo com Paulo, o tema da palestra foi uma forma de motivar os acadêmicos diante da crise sanitária e econômica a qual o país enfrenta. “ Em um momento de pandemia foi preciso buscar meios de contornar um problema jamais imaginado. Porém, várias ocasiões na história nos provam que grandes criações surgem em épocas de crise. Todo mundo foi pego de surpresa com a suspensão das aulas presenciais. A palestra veio para trazer essa mensagem aos alunos: em um momento de crise, você pode lamentar ou pode se reinventar. E estamos nos reinventando dia após dia! Em adição, os alunos tiveram uma excelente aula de cultura empreendedora, vários CASES com dois engenheiros renomados, um excepcional networking e também conheceram uma solução de laboratórios virtuais fantástica.”.

O palestrante Vinícius do Rego Dias é sócio da empresa Algetec – Equipamentos Educacionais. O empreendedor afirma que a busca pelo conhecimento está cada dia mais digital, por isso é tão importante que os futuros profissionais se adaptem a essa realidade. “A realização do evento foi uma iniciativa de grande valia! As transmissões ao vivo estão fazendo parte do nosso cotidiano e associá-las ao aprendizado é muito interessante, principalmente por tratarmos do tema empreendedorismo e oportunidades que podem surgir com a crise que estamos vivendo”.

O engenheiro mecânico completa dizendo: “Falar de empreendedorismo e inovação sempre me agrada, independente do momento e do público. No caso do evento da Funorte, foi ainda mais gratificante por ter um público formado por estudantes e professores. Abordei aspectos relacionados a empreendedorismo, inovação e novas tecnologias de aprendizagem de Engenharias e Arquitetura, temas que muitas vezes não são tratados nos currículos dos cursos.  Espero que o conteúdo tenha agregado à formação dos estudantes, que as dicas faladas no evento sejam de proveito e que os incentivem a enxergarem oportunidades neste momento tão difícil.”.

Fábio Dienstmann, Engenheiro Químico, CEO da empresa Ecoeducacional, que também ministrou palestra no evento on–line comenta que se sentiu honrado em fazer parte de um momento histórico nos cursos de Engenharia e Arquitetura da instituição. “A Funorte marca a história com a organização deste evento para elucidação e divulgação de novas ideias e perspectivas para o ensino de engenharia”.

O profissional ainda enfatiza as transformações que toda a comunidade acadêmica e corpo docente das instituições de ensino estão passando e como a tecnologia tem sido aliada no processo de adaptação. “A educação atualmente vive uma fase de disrupção com as práticas tradicionais. Isso não significa que tudo o que se fez até hoje é errado, mas que tudo pode ser melhorado visto com novas perspectivas. As tecnologias vêm para alterar papéis, dando maior protagonismo aos alunos e colocando os professores como grandes moderadores e não mais apenas repassadores de conteúdo. Os laboratórios virtuais são uma solução que oportuniza protagonismo e acessibilidade sem precedentes e a atual pandemia tão somente deu maior dramaticidade na implantação de soluções que já vinham sendo desenvolvidas e implantadas.”.

“Como fazer visitas técnicas em indústrias neste momento? Realidade Virtual! Como os alunos podem realizar experimentos com restrições de aglomeração e transporte coletivo? Laboratórios Virtuais, simuladores! Todas as soluções já em curso e que com a crise se demonstraram totalmente aderentes e "empáticas" com as dificuldades das instituições de ensino. Diria que sim, o momento que vivemos é histórico e que as iniciativas e soluções para a educação precisam fazer frente e responder à altura. A  Ecoeducacional tem a obrigação de fazer a diferença neste cenário.”, conclui Fábio.  

Universitário do 10º período do curso de Engenharia Mecânica da Funorte, Marcos Severino de Souza declara que “o evento foi de grande importância, pois nos trouxe uma visão do mercado de trabalho, de como ser um empreendedor, revelando alguns passos que só no cotidiano iríamos descobrir. Com a palestra foi possível ter uma visão do que realmente é empreender.

O acadêmico cita ainda a satisfação com o tema e profissionais escolhidos para o evento. “Os palestrantes são profissionais qualificados e com grande experiência no mercado; foi uma ótima escolha e isso mostra a preocupação da instituição com a formação dos seus alunos, capacitando-os para um mercado de trabalho tão exigente. ”, finaliza.

Contente com o feedback, Pedro Almeida afirma que “este foi o primeiro evento específico de demonstrações e simulações dos laboratórios. A proposta é expandir daqui para frente, tanto na realização dos eventos, quanto na parceria com as empresas e aquisição das tecnologias, mostrando que a Funorte é uma instituição referência na qualidade de ensino, estrutura e inovação.”.

“Os alunos ficaram impressionados, assim como eu fiquei quando conheci os laboratórios virtuais. Todo o feedback que recebi foi positivo, os alunos ficaram encantados e surpresos. Foi um verdadeiro sucesso”, encerra o professor mestre Paulo Fernando Figueiredo.

A live está disponível para acesso no canal Funorte Oficial no YouTube.

 

Izabela Gonçalves 


Publicada em: 25/06/2020
127 Visualizações
Tags: