(38) 2101-9292
(38) 98826-8821

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil participam de campeonato de Pontes de Macarrão

Na noite desta quarta-feira, 08 de maio, acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Funorte participaram do primeiro campeonato de Pontes de Macarrão. O evento ocorreu no pátio do prédio das Engenharias, no campus JK e foi coordenado pela professora Isadora Cândido, que ministra disciplina de mecânica geral e contou com a presença da coordenadora do curso, Ana Isabel Abreu.

De acordo com Ana Isabel, o projeto foi desenvolvido pela coordenação do curso em parceria com os professores do 3º e 4º períodos para que haja uma interação entre as disciplinas de mecânica geral e resistência de materiais. “Esta é a primeira edição do projeto e a ideia é fazer novos lançamentos a cada semestre. O principal objetivo é testar a resistência de pontes montadas por treliças e aplicar os conhecimentos teóricos na prática.”.

Para a professora Isadora Cândido, trabalhos como este são essenciais para que os alunos sintam-se mais interessados em aprender e mostrar suas habilidades: “Nós professores observamos que através dessas práticas, os acadêmicos aprendem mais e se empenham muito em seus projetos, eles realmente correm atrás de todas as possibilidades para fazerem o melhor, pois querem ganhar a competição.” Enfatiza a docente.

Segundo Isadora, as expectativas para os próximos trabalhos são ainda melhores: “Este campeonato já existe a nível nacional. Esta é apenas a primeira e muitas que iremos realizar e futuramente nós pretendemos competir pela Funorte, e mais que competir, queremos ganhar!”.

A acadêmica Ediaurea Isley do 4º período do curso de Engenharia Civil comenta sobre a importância da competição para sua formação: “O trabalho nos ajuda a colocar em prática os conhecimentos que adquirimos dentro da sala de aula, pois podemos observar e controlar as treliças e a resistência das pontes. Além disso, contribuiu para a realização do trabalho em equipe e para a interatividade dos acadêmicos de outros períodos”. Completa a aluna.

Ao todo foram dez projetos apresentados e para participar da competição era necessário cumprir todas as exigências publicadas no edital. O trabalho da equipe do 4º período foi o vencedor e os alunos ganharam um prêmio de R$150,00. Após a premiação, os acadêmicos e professores envolvidos fizeram uma pequena confraternização.

Ana Isabel acredita que iniciativas como esta fazem com que os alunos sintam-se mais entusiasmados a participarem de projetos e atividades extracurriculares e ajuda na comunicação e na integração não apenas dos alunos mas também das disciplinas que eles têm em comum.

Publicada em: 09/05/2019
Tags: