Parcerias:

Acadêmicos de Veterinária fazem aula prática no Hospital

No dia 03 de outubro, aconteceu no Hospital Veterinário Renato de Andrade aula prática para os acadêmicos do 6° período do curso de Medicina Veterinária, com uma temática voltada para sutura e os princípios da cirurgia.

De acordo com o coordenador do curso em questão e professor da disciplina de Técnica Cirúrgica, Raul Dornas, a aula foi de tempo integral, onde parte dos alunos realizaram uma série de cirurgias de castração de cães e gatos e outra parte ficou responsável pelas cirurgias em grandes animais, ambos com supervisionamento de professores e médicos veterinários.

O profissional relatou ainda que, devido ao ano atípico, não foi possível fazer esta aula especial em outra cidade, como costumam fazer. "Geralmente fazemos uma viagem semestral com os alunos, para realização dessas aulas práticas. Em função da pandemia, infelizmente, nós não conseguimos estar levando os acadêmicos para essa viagem, portanto, realizamos essa aula no Hospital Veterinário, com expectativa para realização de 25 procedimentos cirúrgicos ”.

Além disso, o coordenador administrativo do Hospital Veterinário, Lucas Mendes Soares, falou um pouco sobre o novo ambiente para realização desse evento. “ Apesar dessas aulas serem tradicionalmente feitas a campo, tivemos que nos adaptar e reinventar para trazer essa aula ao Hospital, mas sem deixar de lado todos os cuidados apropriados para impedir a proliferação da Covid-19. Foi estabelecido a redução de pessoas nas equipes de cirurgia, triagem dos alunos e funcionários, assim como, o uso mais reforçado dos EPIs visando o bem-estar de todos ”, finalizou.

Para Raul, deste modo, a aula tradicional do curso aconteceu de maneira diferente e inovadora, atendendo animais que realmente precisavam. Além do mais, os alunos desenvolveram habilidades acadêmicas voltadas para pets, bovinos e equinos, prevista no currículo da disciplina e curso, de forma positiva e enriquecedora.

Publicada em: 06/10/2020
Tags: