(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Acadêmicos de Direito participam de palestra sobre valorização da pessoa com câncer

Durante a manhã desta quinta-feira, 05, acadêmicos do curso de Direito Funorte assistiram palestra sobre o tema: "A atuação da Defensoria Pública da União no acesso à saúde”, proferida pelo Dr. Rodrigo Barbosa. A atividade faz parte do projeto “Valorização da pessoa com câncer”, voltado aos direitos dessas pessoas.

O palestrante e defensor público da União de Montes Claros, Rodrigo Braz Barbosa, afirma que a palestra foi uma forma de passar os casos práticos da Defensoria Pública da União em governo tutela de saúde e quais os obstáculos geralmente que surge no ramo. “É importante para que os alunos possam levar para a vida profissional, esse conhecimento sobre uma área tão sensível que é a área da tutela de saúde no direito”, explica Rodrigo.

O defensor público completa ainda que os alunos estavam bem atentos, pois “são questões práticas do dia a dia e muitos deles têm algum parente conhecido ou amigo que possa eventualmente necessitar do serviço”, diz.

Maria Fernanda Fonseca, professora do curso e coordenadora do Centro de Pesquisa, ressalta que a palestra está dentro da programação do projeto: “Valorização da Pessoa com Câncer”, que tem como intuito realizar os atendimentos e as oficinas nas instituições parceiras, sendo uma delas a Fundação Sara. “Hoje foi o pontapé inicial do projeto, a palestra do Dr. Rodrigo nos trouxe como é o acesso à saúde, os obstáculos, os desafios e as experiências da Defensoria Pública da União no âmbito de atendimento aos pacientes com câncer”, afirma a professora.

“É essencial esse aprendizado, porque na academia, nós tratamos o Direito Material e tentamos vislumbrar as possibilidades fora da faculdade porque é na prática do cotidiano que vemos ou conhecemos os desafios. Então, para nós, foi uma contribuição muito rica. Esperamos poder dar continuidade ao projeto”, destaca Maria Fernanda.

Lilian Adriane Bonfim Ribas, acadêmica do 9º período do curso de Direito Funorte, afirma que a palestra foi “muito importante, pois agrega muito ao conhecimento. Tratamos de um assunto pouco falado, que é sobre os pacientes em tratamento de câncer. Este tema foi de grande valor e essa nova experiência agrega ainda mais na minha formação, além de sair um pouco da rotina e poder vivenciar a realidade da profissão”, diz Lílian.

Publicada em: 05/09/2019
Tags: