Parcerias:

Acadêmico de Engenharia Elétrica é selecionado para fazer treinamento na China

Mateus Filipe Fagundes, 22 anos, cursa o 10º período do curso de Engenharia Elétrica na Funorte. Ele foi selecionado pela empresa multinacional Huawei para fazer uma inserção na cultura chinesa, mas por conta da pandemia da Covid-19, a viagem ainda não foi marcada.

Ele conta como foi o processo de seleção: “gravei um vídeo de 30-60s, em inglês, falando porque eu devo ser selecionado para o ''seeds for the future''. Foram selecionadas 52 pessoas no Brasil. A Huawei é uma empresa multinacional de equipamentos para redes e telecomunicações e estou me sentindo muito feliz por ter sido selecionado”.

Ao ser indagado sobre o “Seeds for the future”, que é o nome dado ao programa do intercâmbio, Mateus respondeu: “O Seeds for the future ou sementes para o futuro é um programa com o objetivo de desenvolver talentos locais, acelerar o intercâmbio de conhecimento, promover o interesse dos jovens em TIC3 e encorajá-los na construção e na participação das comunidades digitais pelo mundo. É uma grande oportunidade para minha experiência na minha carreira profissional e pessoal, pois, se der tudo certo vou poder vivenciar um pouco da cultura chinesa”.

Mateus que é natural de Várzea da Palma, mas reside em Montes Claros, há 10 anos, disse que escolheu a Engenharia Elétrica porque sempre gostou dessa área, sentia certa familiaridade com o assunto.

Em entrevista, ele disse que as disciplinas que mais gosta são da área de Automação e garante que dentre os projetos para o futuro, ele pretende abrir uma empresa de automatização.

A viagem para a China será a segunda internacional de Mateus. Ele recorda que a também na instituição Funorte ele pode fazer uma visita técnica para conhecer as  instalações da ITAIPU Binacional na cidade de Foz do Iguaçu, e acabou visitando também o Paraguai.

O jovem que está prestes a se formar também dá alguns conselhos. “Sei que preciso melhorar em alguns aspectos, mas acredito que um profissional de sucesso precisa ser proativo, criativo, competitivo e sempre buscar melhorar suas qualidades”, finalizou.

O Centro Universitário Funorte agora é parceiro da Huawei, empresa chinesa com mais de 30 anos de existência, a maior empresa de telecomunicações do mundo.

Publicada em: 09/12/2020
Tags: