(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Egressa escolhida como acadêmica destaque fala da importância da instituição na sua formação

Durante a graduação, o acadêmico passa pelas mais diversas situações e o aprendizado construído auxilia diretamente na postura e atuação como profissional na área em que escolher atuar. Ao final da etapa de uma graduação, o esforço dedicado ao longo dos anos merece ser reconhecido e, pensando nisso, as Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte sempre reconhece o acadêmico que se destaca ao longo do curso no momento da sua colação de grau.

Desta forma, surgiu o “Acadêmico Destaque”, uma condecoração da faculdade para o formando. Em todo fim de semestre, um aluno de cada turma é escolhido, em uma reunião com a coordenação e o corpo docente, como destaque do curso e é homenageado durante a Colação de Grau.

A diretora acadêmica da Funorte, Thalita Pimentel Nunes, ressalta que os critérios para a escolha se baseiam na formação pessoal e profissional, além disso, o objetivo é valorizar os alunos que tivessem alguns itens alcançados de forma diferenciada em relação aos colegas. “Não ficamos fechados em criar uma premiação ao aluno que tivesse o melhor rendimento acadêmico, isso é importante, mas na formação pessoal e profissional, não é a única coisa importante”, diz.

Para a diretora, a instituição é responsável por reconhecer isso e evidenciar para a sociedade e para o próprio acadêmico. “O estudante selecionado para ser o destaque da sala às vezes nem é um aluno de nota melhor, mas é evidente que ele precisa ser estudante com rendimento bom, mas consideramos também características como: espírito de liderança, capacidade de generosidade, trabalho em equipe, disponibilidade para contribuir com os colegas e com o curso, o empenho, se tem bons resultados, entre outros”, afirma Thalita.

Os princípios estabelecidos formalmente são: melhor coeficiente, atitudes, conduta ética, envolvimento e compromisso com o curso, trabalho em equipe e espírito colaborativo. Segundo Thalita, todos os critérios são importantes e o Acadêmico Destaque é direcionado para aquele que consegue desenvolver tais características ao longo do curso.

Aluna Destaque 1/2019 - curso Enfermagem: Mariana de Souza Guedes

Em julho, ocorreu a Colação de Grau Oficial de diversos cursos das Faculdades Funorte e Fasi e foram homenageados 20 graduandos. Dentre os cursos estiveram: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Psicologia da Fasi, e Direito, Educação Física bacharelado, Enfermagem, Engenharia de Alimentos, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Medicina Veterinária, Odontologia, Pedagogia e Psicologia da Funorte.

Natural de Malhada - Bahia, Mariana de Souza Guedes, 22 anos, foi a escolhida como a Acadêmica Destaque do curso de Enfermagem da Fasi. Mariana conta que: “sempre quis fazer algo na área de saúde. A Enfermagem foi uma escolha de oportunidade, que acabou acontecendo a partir da nota do Enem. Acabei pegando gosto pelo curso, principalmente pelo fato de poder gerir e coordenar pessoas e equipes”. Para a enfermeira, a primeira grande mudança foi sair da cidade natal, o que fez com que ela aprendesse a fazer as coisas sem a família por perto, já que veio sozinha para Montes Claros.

“Ser escolhida como Acadêmica Destaque foi uma surpresa gratificante, pois, apesar de sempre ter mantido notas altas, eu acreditava, como todo mundo neste tipo de situação que outras pessoas na minha sala tinham mais chances de ganhar o prêmio. Foi tão surpreendente que eu tive que ser empurrada por uma colega para sair da cadeira”, afirma Mariana que completa dizendo que: “esse tipo de reconhecimento é extremamente importante, querendo ou não isso dá um destaque no aluno e faz com ele seja notado de forma positiva”.

Sobre o futuro, Mariana diz que pretende continuar na área da docência e da saúde da família e, para isso, já começou a se preparar para fazer a residência e tentar os concursos que vierem.

Publicada em: 12/08/2019
Tags: