(38) 2101-9292
(38) 98407-1291

Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo fala perspectivas sobre o curso e a áreas de atuação

Natural de Montes Claros – MG, Mariana Mendes Melo é acadêmica do 6º período de Arquitetura e Urbanismo. Atua como estagiária em uma empresa design e interiores. Segundo ela, o mercado de trabalho é sempre bom para os profissionais que têm competência.

Para a estudante, a escolha pelo curso superior se deu porque tem grande interesse pela área, além da instituição oferecer muitas oportunidades para o aluno se matricular. “Com o vestibular da ação Soebras, consegui uma bolsa parcial para o curso que eu sempre sonhei e não poderia ter escolhido faculdade melhor em Montes Claros”.

A acadêmica conclui a graduação em 2021, mas já sente as diferenças pessoais e profissionais com o curso. “À medida que vou conhecendo os conteúdos vou me identificando e me aprimorando para focar no que eu mais gosto de trabalhar”, diz Mariana, que completa ainda: “Não acabei o curso, mas sei que terei muitas lembranças, fazer parte da turma II de um curso é muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, muito gratificante ver a evolução e crescimento do curso em tão pouco tempo”.

Para ela, o principal desafio da profissão é: “ganhar reconhecimento externo, por isso, acredito que a partir dos esforços e determinação, os serviços chegam”.

Ao definir o perfil de um arquiteto, Mariana é objetiva: para ela, o perfil é único. “Para cursar Arquitetura, o acadêmico deve ser o mais criativo e “diferentão” dos demais, pois estamos construindo sonhos e temos que adequar a cada um, fazendo da melhor forma o que o cliente sonha”.

Mariana afirma que até hoje a distinção entre homem e mulher na arquitetura é menos visível, pois, segundo ela: “isso deve-se ao curso ser mais desconstruído e dividido entre os dois extremos”.

Nos seus planos para o futuro, Mariana já planeja se especializar na área. “Quero fazer pós-graduação e mestrado em um ou dois conteúdos que me identifico e abrir um escritório”, conclui.

Publicada em: 08/10/2019
Tags: