O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, visitou nesta quinta-feira, 05 de julho, o Hospital Veterinário Universitário Renato Andrade, em Montes Claros. O objetivo foi conhecer a estrutura do local que, juntamente com o curso de Medicina Veterinária Funorte, realiza atendimentos a animais de pequeno e grande porte.

Durante visita, o ministro frisou os trabalhos realizados pelo Ministério da Agricultura e a importância da agricultura para o país. “É uma alegria estar aqui, mesmo que rapidamente, para conhecer a região e como funciona a agricultura. Nosso Ministério pouco faz o trabalho de visitar os locais, trabalhamos mais com regulação do que se consome e passa em nossa vida, então, é um ministério muito mais de organização de sistemas de fiscalização sanitária, de cuidar da qualidade dos alimentos e, também, do que exportamos, já que somos um grande exportador de alimentos e carnes. Então, o papel é normatização, procurar que seja uma área cada vez mais produtiva, cuidar dos programas de diversas modalidades de agricultura no Brasil inteiro. Programas que são montados conversando com nossa base de Sindicatos Rurais, Federações e Confederações e, ao final, apresentamos o plano safra para ser aprovado. Outra função é abrir novos mercados, porque se produz muito e temos que ter onde colocar a produção ou exportar. Mas, tenho viajado muito, eu nasci e cresci na agricultura, minha família também vive de agricultura ou coisas correlatas, que é um grande negocio do Brasil. Os produtores rurais são verdadeiros heróis, nós pegamos tudo que temos, jogamos na terra, ora rezamos para chover, ora para não chover e temos esta característica de fazer a área crescer. Então, o objetivo de minha vinda aqui é conhecer, ainda que brevemente, a região, como funciona a agricultura aqui, conversar e ouvir um pouco as pessoas e ajudar nas decisões de políticas agrícolas”, frisou o ministro.

Além da autoridade, colaboradores e representantes da agricultura local estiveram presentes na cerimônia. A fundadora da Funorte e Hospital Veterinário Renato Andrade, Raquel Muniz, frisou a importância da visita do ministro e agradeceu a presença de todos no evento. “Quero cumprimentar todos os professores e colaboradores da Funorte e do Hospital Veterinário Renato de Andrade. Agradeço, também, a classe rural que é representada por produtores que estão aqui. O Hospital Veterinário é muito importante em nossa região por atender a várias especialidades e, inclusive, oferece atendimentos na 44ª Exposição de Montes Claros cuidando de diversos animais. Gostaria de frisar o projeto maravilhoso da diretora do Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira, Luciana Santana, que, junto à USP, trabalha na inclusão de uma disciplina optativa no curso de Medicina aqui no Hospital Veterinário, essa terapia tem sido moderna usada em outros países e ela quer trazer para nossa região”, destacou a fundadora.

O ministro conheceu, ainda, todo o espaço do Hospital Veterinário e as atividades que são realizadas. Para o coordenador administrativo do local, Lucas Mendes Soares, “é muito gratificante receber o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, para mostrar um pouco de nossa estrutura e serviços oferecidos a animais de pequeno e grande porte”, ponderou.

Os coordenadores do curso de Medicina Veterinária Funorte também recepcionaram o ministro. Raul Dornas frisou as especialidades de pequeno animais do Hospital Veterinário. “O Hospital Veterinário conta, atualmente, com o corpo técnico especializado em atendimento de cães e gatos, oferecendo serviços de ortopedia, cardiologia, dermatologia, atendimentos eletivos e emergenciais, além de cirurgias em geral”, destacou o coordenador.

Já Daniel Ananias de Assis Pires, frisou os serviços realizados com animais de grande porte.Temos profissionais especializados grandes animais e oferecemos serviços de locomotor especializado, fazemos cirurgias em geral, em tecidos moles e duros. Um dos destaques são os atendimentos a equinos, que é uma área que cresce muito na região”, finalizou o coordenador.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *