O curso de Direito das Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte realizou, no dia 12 de maio, “Oficina de Oratória”, ministrada pelo advogado Helder de Castro Bernardes Barbosa. O minicurso, que faz parte da programação da “Semana de Atividades Acadêmico-Profissionais- SIAP 2017”, teve como objetivo debater sobre as barreiras em falar em público.

O palestrante, que é Graduado em Direito pela Universidade Estadual de Montes Claros e Especialista em Direito Público com Ênfase em Direito Administrativo pela Universidade Potiguar, falou que o maior limitador do orador é o temor em falar em público. Segundo ele, “podemos conhecer o assunto, mas quando vamos à frente para falar, temos dificuldade em nos expressar. Isto ocorre, pois temos o medo como limitador”, frisou.

Helder ressaltou ainda, sobre a necessidade de enfrentar este medo. “É necessário enfrentarmos as nossas dificuldades e, para isso, o orador pode tentar se familiarizar com o ambiente, público e espaço físico, antes de começar a falar. Então uma dica é chegar mais cedo e se preparar”, disse o advogado.

Estudante do 4º período matutino de Direito, Geraldo Telles Neto, contou que a oratória é de suma importância para o profissional da área jurídica, já que tem que demonstrar conhecimento e segurança para convencer os demais sobre aquilo que fala. “As técnicas passadas nos ajudam a identificar pontos fundamentais para termos segurança na oratória. Conhecer o local, o tema, observar a correta dicção, dentre outras técnicas, são fundamentais para uma boa fala”.

Para o acadêmico, a faculdade prepara os discentes e os auxilia no aperfeiçoamento da comunicação. “Através de seminários e apresentações de diversos trabalhos em forma oral ou escrita, a instituição nos prepara, já que saber falar bem é a base para o nosso trabalho futuramente”, concluiu.

Greiciely Rodrigues

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *