Entenda suas utilidades e vantagens

As impressoras 3D são equipamentos que permitem a impressão de praticamente qualquer objetivo através da tecnologia de impressão tridimensional. Assim, com o objetivo de proporcionar um conhecimento maior aos acadêmicos, um dos laboratórios da Funorte, campus JK, possuem dois destes aparelhos.

O coordenador dos laboratórios de Engenharias Integradas, José Almeida, explica quais são as demandas da impressora e quais cursos podem usufruir de sua tecnologia. “As impressoras 3D são requisitadas para a elaboração de protótipos, relacionados aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) e outros projetos. É possível a criação mais rápida e barata de diversos tipos de peças, para as diversas áreas do conhecimento, tais como nas engenharias, arquitetura, medicina, e outras”, destaca.

É possível a impressão de diversos materiais. Segundo o coordenador, “os mais utilizados na impressão costumam ser um polímero, resina plástica e modelagens por laser, pois sua estrutura é de metal. Ao fazer a leitura de arquivos para impressora 3D, é possível criar os mais diversos tipos de objetos, como peças mecânicas, órteses e próteses, peças decorativas e até mesmo alimentos”, frisou José.

Ele cita, ainda, que o fato destes equipamentos possibilitarem a realização de pesquisas, eles trazem inúmeras vantagens para a Faculdade. “Toda a comunidade acadêmica e os professores podem realizar pesquisas científicas que contribuirão para o desenvolvimento da própria instituição, de Montes Claros e do Brasil. Essa revolução no método de aprendizagem, uma Metodologia Ativa, com o uso de novas tecnologias, permite um novo cenário, em que os professores e alunos trabalharão como parceiros, na resolução de problemas, tornando o aprendizado mais simples, eficiente e divertido”, diz.

José Almeida ressalta outros benefícios das impressoras 3D. São eles:

– Facilidade e praticidade na hora de desenvolver um protótipo de um objeto em estudo ou até mesmo um produto final, com a vantagem de se utilizar material plástico reciclável para essa tarefa.

– Com a fabricação dos objetos em uma maior velocidade, ganhamos mais tempo para a realização de testes e correções nos projetos, evitando assim um produto final com defeito e que não atendam as suas expectativas.

– O ambiente acadêmico terá o potencial de se tornar mais interativo e dinâmico, permitindo aos alunos a opção de criar e desenvolver sua criatividade e imaginação. O que irá estimular as habilidades de cada estudante e ajudá-los a compreender melhor sobre o que estão aprendendo.

Greiciely Rodrigues