Questões sobre os gêneros foram abordadas em minicurso realizado no dia 23 de setembro durante a Jonafes 2016. O tema do debate foi “Gênero: Reflexões Contemporâneas”, ministrado pelo psicólogo Worney Ferreira de Brito.

Worney falou de assuntos ligados ao preconceito, dentre eles, estereótipos, homofobia, discriminação e machismo. “Nós não fomos acostumados a lidar com certos assuntos e a generalização estereotípica dificulta a interpretação de muita coisa. A expectativa que se faz é exatamente, que existem coisas de mulheres e coisas de homens, que meninas não podem brincar com meninos e, estes padrões são impostos pela sociedade”, relatou Worney.

O psicólogo falou ainda sobre algumas concepções de racismo. “Eu só sou preto porque existem pessoas brancas, assim como meu cabelo é cacheado porque tem pessoas com cabelo liso e as pessoas consideram mais estas diferenças que o simples fato de todos serem seres humanos”, aborda o psicólogo.

Bruna Lubiana é acadêmica do 7º período de Jornalismo e fala a respeito da escolha pelo minicurso. “Escolhi este minicurso pela polêmica do tema ‘gênero’. Quis conhecer melhor para poder opinar fundamentada em conceitos e debates”, informa a estudante.

Aluna do 8º período de Jornalismo, Paula Camilla Soares escolheu o minicurso pela afinidade com o tema. Ela conta que sempre se identificou com esta discussão. “É fundamental debater gênero na faculdade, pela incidência do tema quanto para os tempos de ódio gratuito, preconceito e intolerância que vivemos”, finalizou.

Greiciely Rodrigues