O exame físico de enfermagem é um conjunto de técnicas e procedimentos que os enfermeiros desenvolvem com o objetivo de diagnosticar, nos pacientes, problemas associados à alguma patologia e, a partir do resultado, elaborar o planejamento da assistência de enfermagem.

Com o intuito de orientar os estudantes do curso de Enfermagem Funorte, a Jonafes 2017 promoveu minicurso com tema “Tudo que você precisa saber para realizar Exame Físico”, ministrado pelo professor Cristiano Leonardo Oliveira Dias.

Durante a abordagem, o docente frisou sobre a importância de saber descrever os sintomas do paciente. “Temos que saber identificar o que o paciente apresenta, por meio de suas características físicas. E a maior dificuldade é ver e conseguir descrever estas características. Por isso, é necessário estudar muito e ter o costume de ver imagens para que vocês tenham mais facilidade em identificar do que trata a lesão”, ponderou o professor.

Débora Lorrany, acadêmica do 2º período, falou porque escolheu o minicurso. “Uma das características mais importantes da nossa profissão é saber diagnosticar como será feito o cuidado do nosso paciente e, este minicurso, é fundamental, pois aborda a maneira que, por meio de diagnóstico médico, devemos preparar o tratamento do paciente”, concluiu.

Greiciely Rodrigues