Durante programação Jonafes 2017, acadêmicos do curso de Enfermagem Funorte participaram, nesta terça-feira (24), de minicurso com tema ‘Praticando a Técnica do Acesso Venoso e Arterial”, ministrada pela docente Fabianna Cathariana Coutinho.

A técnica para a obtenção de um acesso venoso central é essencial no tratamento de muitos pacientes hospitalizados. Trata-se de procedimento que, diferente dos acessos venosos periféricos, exigem maior perícia, ou seja, é preciso que o profissional tenha treinamento de capacitação; por serem de maior complexidade e potencialmente gerarem complicações mais graves.

A acadêmica do 6º período do curso, Nadine Antunes Teixeira, frisou sobre a importância de falar sobre o tema. “Foi uma experiência incrível que a professora Fabiana nos proporcionou. Nas poucas horas disponíveis, foram abordadas, de forma clara e objetiva, informações importantes sobre os tipos de acesso, a técnica asséptica, os cuidados na inserção e todo o manejo do procedimento. Tivemos a oportunidade de além da técnica, visualizar nas peças e aplicar na prática as formas corretas de realização da punção, fixação e manutenção do acesso e curativo. O procedimento é uma atividade frequente na vida do enfermeiro e minicursos como este são importantes para que tenhamos mais segurança, confiança e destreza enquanto acadêmicos e quando profissionais”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *