No dia 25 de setembro, dentro da Jonafes 2017, o curso de Fisioterapia ofereceu aos acadêmicos uma vasta opção de minicursos com o objetivo de promover mais conhecimento aos alunos. Para isso, profissionais qualificados foram convidados a ministrar os minicursos em diversas áreas da Fisioterapia como: Lesões de Membros Inferiores com o docente Rafael Silveira Freire,  Fisioterapia Respiratória com Renato Ribeiro  Durães,  Protocolo de LCA e Distúrbios Osteomusculares com Pedro Henrique Sodré,  Neurologia Infantil Através  do Método de Bobath  com Alessandra Oliveira Parrela, Reabilitação Fisioterápica da DTM  com Jean Claude Lafetá,  Reabilitação no Paciente Oncologico com Sônia Verônica França de Andrade, Fisioterapia  e Unidade Coronariana  com Iorram Maurício Silva Araújo.

Todos os palestrantes dos minicursos são capacitados na área para que os alunos possam adquirir um amadurecimento de conhecimento dentro do curso de Fisioterapia. “O curso que apliquei aqui foi à reabilitação do Ligamento Cruzado Anterior do Joelho baseado em evidencias atuais. Fizemos um modelo como se fosse fazer um protocolo de atendimento para reabilitação, apresentei para os alunos que a reabilitação deve ser feita de acordo com cada paciente, uma vez que, o paciente tem uma especialidade diferente. Assim, montamos um protocolo com a terapia manual, com treinamento físico e treinamento funcional, o que proporciona ao paciente um resultado melhor podendo voltar as suas atividades da mesma forma que praticava ou até melhor”, diz Pedro Henrique Sodré, Fisioterapeuta especialista em Terapia Manual e Postural, musculação condicionamento Físico e Pilates.

O especialista Pedro Sodré aplicou um segundo curso cujo tema foi os Distúrbios Osteomusculares. “São as técnicas do treinamento funcional baseada nas evidencias científicas, na metodologia de treinamento físico e aplicada nas diversas patologias do corpo humano, reabilitando essas pessoas com o treinamento funcional, com exercícios corretos de acordo com o paciente e acompanhando para que ele faça da forma correta para chegar ao resultado positivo”, afirma.

Dentro da programação os acadêmicos tiveram ainda, a oportunidade de obter mais conhecimento sobre outras funções da Fisioterapia, é o caso da Oncologia.

O tema foi escolhido para interagir com os alunos foi a Fisioterapia Oncológica. Começamos pela definição do que é a Oncologia, depois o que é o câncer, onde a fisioterapia enquadra dentro do processo de campo e como vai ser trabalhado esses pacientes a partir da integração do fisioterapeuta dentro do processo hospitalar e qual a importância da oncologia na saúde de Montes Claros e no Brasil”, explica Sônia Verônica França de Andrade, docente e supervisora de estágios do curso de Fisioterapia.

Nessa edição da Jonafes houve a participação de egressos do curso de Fisioterapia para incentivar os novos formandos. “Quando formei a Oncologia era uma área um pouco deficiente, esse minicurso mostra a importância dessa prática para os profissionais que estão formando na Fisioterapia, ainda mais por ser uma área com pouca especialização, me sinto lisonjeado de poder participar como preceptor da Jonafes”, diz ,Bruno Mendes de Jesus, egresso do curso de Fisioterapia.

Os minicursos foram divididos em duas etapas. A primeira, que aconteceu durante a tarde, baseou-se na explanação e esclarecimentos teóricos e técnicos. Por conseguinte, durante a noite, realizou-se a parte prática, no próprio campus, na qual houve integração dos alunos e da palestrante, momento em que aconteceu a demonstração do que foi ensinado durante a manhã e em que os acadêmicos tiveram oportunidade de testar seus aprendizados.

Gabriele Santos

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *