Bacharelado em Geografia

O Curso

O objetivo geral do referido curso é formar licenciados em Geografia que compreendam a organização do espaço e as relações entre a sociedade e natureza, através da observação, descrição, interpretação e correlação dos elementos, objetivando uma sustentabilidade ambiental e social.

Tomando como referências os pressupostos das “Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em cursos de nível superior” e as carências presentes na formação dos professores dessa região, e ainda, o fato de existir, em toda a região, um único curso de Geografia, o que altera drasticamente, o quadro de qualificação dos professores atuantes no magistério dessa disciplina, no nível fundamental e médio, pode-se afirmar, de forma irretorquível, a urgente necessidade da implantação desse curso

Montes Claros se caracteriza como centro educacional regional de relevância para o Norte de Minas Gerais. Acreditamos que a implementação de um curso de Geografia (licenciatura plena) deve apresentar diretrizes curriculares que levem em consideração as dimensões humanas, culturais e éticas, voltadas para o exercício da cidadania, bem como, para uma organização do espaço planejada visando à sustentabilidade ambiental e social do campo e das cidades da região.

A realidade educacional no Norte de Minas, pela grande carência de professores, bem como a distância em relação aos grandes centros de produção cultural e intelectual e as novas diretrizes propostas com relação à formação profissional, são fatos que justificam a implementação de novos cursos de licenciatura plena na referida região.

Mercado de Trabalho

O Licenciado em Geografia deverá ter uma atuação ética, crítica, autônoma e criativa; autonomia intelectual, respeito a pluralidade inerente aos ambientes profissionais e atuação na busca de soluções de questões colocadas pela sociedade. É essencial uma compreensão dos elementos e processos relacionados ao meio físico e ao antrópico com base nos fundamentos, teóricos e metodológicos da Geografia e a aplicação desse conhecimento na busca e transformação do espaço e da sociedade objetivando uma melhor qualidade de vida dos homens, da conservação e da recuperação do ambiente onde ele vive.

O licenciado em Geografia deverá possuir uma sólida formação para atuar como professor e pesquisador em escolas públicas e privadas da Educação Básica, apresentando domínio da natureza do conhecimento geográfico que possibilite, a si mesmo e aos alunos agirem como agentes de transformação da realidade onde vivem.

 

Mercado de Trabalho

O curso de Geografia forma um profissional apto para pesquisas acadêmicas e para o conhecimento específico da Geografia.

A habilitação fornece um aprendizado teórico e prático, realizando pesquisas de cunho científico, informando sobre os novos métodos de pesquisa, prepara o aluno para o trabalho com os instrumentos de coleta e organização de dados, principalmente, cartográficos, que incluem a leitura de cartas temáticas, interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélites.

A esse profissional compete o estudo do relevo, clima, solos, vegetação e hidrografia.
Essa área é de extrema importância nos ramos de estatística e engenharia contribuindo para o planejamento urbano e a construção de rodovias.

Duração

3 anos

Formação

Bacharelado

Curso Reconhecido

pelo MEC

Processo Seletivo

Vestibular Online ou Presencial

3 dias

por semana na faculdade

presencial

Você estuda 3 dias por semana na faculdade e 2 dias a distância de onde quiser.

Mensalidade

de R$ 758,00 por *R$ 379,00

*Valor com 50% de bolsa

Outros cursos