Núcleo de Carreiras

Objetivo do Núcleo de Carreiras

O Núcleo de Carreiras funciona como um canal de integração entre o mercado de trabalho e os alunos e ex-alunos dos cursos da IES, provendo recursos que os auxiliam no processo de inserção e/ou reinserção no mercado de trabalho, através de vagas de estágios, empregos e empreendedorismo dos estudantes e do mercado.

Atua prioritariamente com o gerenciamento e divulgação de oportunidades profissionais, programas de trainees e estágios, com orientação individual ao planejamento de carreira, realização de palestras, processos seletivos e workshops sobre carreiras nas dependências da IES, interação por meio de redes sociais como o Linkedin, Facebook e o Instagram e promoção de networking profissional para os alunos e ex-alunos por meio de programas específicos.

O Núcleo de Carreiras é o setor responsável por monitorar e estimular a progressão dos índices de trabalhabilidade de alunos e egressos. Para isso, busca ampliar a inserção de alunos em oportunidades de estágio e acompanhar a trajetória de egressos no mercado de trabalho, oferecendo em ambos os casos, aproximação com empregadores e orientações específicas de apoio em processos seletivos.

 

Estágio Extracurricular

A formação profissional do aluno passa pelo estudo de conteúdos necessários ao desempenho da profissão escolhida, pelas práticas para desenvolvimento das competências e habilidades necessárias e pela inserção desse aluno no mundo profissional, através dos estágios.

Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais, o estágio é um componente curricular do Projeto Pedagógico dos cursos, devendo ser integrante da formação acadêmica profissional, como parte do processo ensino-aprendizagem, de articulação teórica e prática e como forma de interação entre as políticas de ensino, pesquisa e extensão da IES e as organizações que recebem os alunos como estagiários.

As atividades desenvolvidas em estágio oportunizam que estudantes conheçam com mais profundidade as especificidades da área onde pretendem trabalhar, estabelecendo, desta forma, a relação fundamental entre os conteúdos vistos em sala de aula e as rotinas e processos da sua futura profissão. O estágio facilita o ingresso de jovens profissionais no mercado de trabalho, pois amplia a sua experiência prática e tornam tangíveis assuntos que, geralmente, veem apenas em livros e em sala, mediados pela figura do professor.

O estágio permite que os alunos vivenciem experiências profissionais indispensáveis para o desenvolvimento de sua carreira. Além de adquirir experiência, conhece novos profissionais, vivencia situações de trabalho de sua futura profissão e ainda pode ser efetivado antes mesmo do término do curso.
Segundo a legislação vigente, o estágio, realizado pelos alunos, pode configurar-se como curricular e como não obrigatório ou extracurricular.

  • Estágio curricular obrigatório é aquele definido como tal no projeto pedagógico do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção do diploma.
  • Estágio não obrigatório ou extracurricular, é aquele realizado facultativamente pelo discente como forma de complementação profissional. Pode ser realizado a qualquer momento da graduação, desde que o aluno esteja regularmente matriculado e com frequência efetiva no curso correspondente à sua área de atuação. E pode ser considerado como Atividade Complementar.

    Os alunos que precisam realizar estágios obrigatórios são acompanhados por Instrutores ou preceptores ou professores de estágio e coordenadores de curso. E alunos em estágio não obrigatórios, são acompanhados pelo Núcleo de Carreiras, que é o órgão da IES responsável por cuidar do Estágio não obrigatório ou extracurricular.

Cadastro de Currículo – NUC

Cadastre seu currículo no Banco de Currículos do NUC – Núcleo de Careiras e participe de processos seletivos das nossas empresas parceiras.

*Importante: confira todos os dados com atenção, pois a fidedignidade de seu currículo é de sua responsabilidade!

Para isto, clique no link abaixo.

ENVIE seu CURRICULO aqui



Camila Brígida Barbosa
Pedagoga egressa da Funorte
Analista do Núcleo de Carreiras Montes Claros

Contatos para atendimento do Núcleo de Carreiras

Telefone/whatsApp (38) 9 8838-7530
e-mail: [email protected]du.br