Docentes e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária deram início a IV edição do SIMEV – Simpósio de Medicina Veterinária, na sala Ray Colares, campus JK. Os participantes interagiram com palestra proferida pela docente Amanda Lacerda, cujo tema foi: ”Doenças do trato urinário inferior dos felinos”. A professora graduou-se na primeira turma do respectivo curso da Funorte. Ela explica como lidar com estes problemas que ocorrem com os gatos. ”Uma série de fatores pode acarretar este tipo de doença. Quanto mais obeso e sedentário, mais o animal vai ficará em repouso e isto o impedirá de urinar. Portanto, vamos tratar das diferenças e tratamentos de cada uma destas condições e fatores”, disse.

Para o acadêmico do 6° período e presidente do Centro Acadêmico Temple Grandin, Carlos Pinheiro, o SIMEV visa abranger diversas áreas que despertam curiosidade nos alunos. ”Procuramos trazer profissionais de outras regiões para contribuir conosco, além de fugir um pouco da rotina, ou seja, tirar os alunos da sala de aula, pois isto acrescenta ao conhecimento, pois expande a visão que os presentes aqui têm para desenvolver trabalhos, projetos, buscar novos caminhos e especializar nestes assuntos que estamos trazendo. Além disso, procuramos atender pessoas que gostam de pequenos e grandes animais”, afirmou.

A estudante Luciele Almeida, conta que eventos como este costumam ser essenciais para a formação dos alunos. ”São temas que até momento, não tinham sido discutidos aqui na faculdade. Esta ação possibilita que tenhamos amplitude de conhecimento e um olhar mais crítico, principalmente com o fato de contar com outros profissionais da área. Com certeza, vai contribuir para que eu forme minha capacidade profissional”, concluiu. O evento é aberto ao publico e ocorre do dia 15 a 19 de março.

Gabriel Mota