Foi realizada nesta quarta-feira (26), palestra envolvendo as acadêmicas do segundo período de Nutrição. O local de realização foi a III Igreja Batista de Montes Claros, no bairro Jardim Palmeiras e o intuito foi dar destaque especial ao Outubro Rosa, campanha comemorada mundialmente.

O público alvo foi composto por senhoras que fazem parte do Centro de Extensão do Serviço Comunitário, lugar onde as mesmas realizam também aulas de artesanato e culinária.

A estudante Andréa Cristina Guimarães falou sobre o contexto histórico desse mês e do sentido que adquiriu. “O processo histórico do Outubro Rosa iniciou-se nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro tornou-se o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama”, diz.

O tema da palestra foi “Toque e se toque”, nela foram discutidas maneiras de prevenção, além do incentivo ao autoexame. As estudantes afirmaram que a “prevenção sempre é o melhor remédio e que o diagnóstico precoce pode ajudar muito no tratamento”. Para ratificar foram distribuídos panfletos com uma mensagem e com o passo a passo para realização do autoexame, além das fitas cor de rosa que são uma forma material de simbolizar o significado do mês.

Hellen Patriny