Profissionais do curso Técnico de Enfermagem do Indyu falam sobre a importância da imunização

A imunização gratuita é promovida desde 1973, com a criação do Programa Nacional de Imunizações (PNI), de acordo com dados do Portal Brasil. Imunizar é adquirir anticorpos, proteção imunológica contra alguma doença.

Segundo o coordenador e professor do curso de Enfermagem, José Aparecido Alves, “as vacinas são moléculas mortas que fazem com que o sistema imunológico produza os anticorpos necessários à defesa contra os agentes, tornando o corpo imune”, diz.

O professor das disciplinas de Higiene e Profilaxia, João Pedro Silveira, diz que “a imunização é importante tanto para a erradicação de doenças como rubéola, poliomielite, quanto diminuição de incidências de doenças, já que é responsável por erradicar doenças e também prevenir doenças secundárias”, explica.

O calendário de vacinação de 2017 teve ampliação para Hepatite A e Tetra Viral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela) em crianças, Meningocócica C emcrianças e adolescentes, dTpa (difteria, coqueluche e tétano) em gestantes, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) em adultos, HPV em meninos, pessoas vivendo com HIV/aids e imunossuprimidos (pessoas transplantadas), mais detalhes no portal arquivos, na área da saúde.

Anna Louisa Narciso

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *