Professora dá dicas para um bom desempenho nas provas

O colégio Ímpar – Escola de Criança iniciou nesta quarta-feira, (29), o período de provas da primeira etapa do semestre. Durante esse período, os estudantes costumam ficar mais tensos e preocupados com o rendimento e resultado das avaliações. Para amenizar esse clima, a professora do quinto ano, Kátia Idalina, repassa algumas dicas que podem melhorar o desempenho dos estudantes e ressalta também a importância dos pais nesse papel. “A avaliação deve ser vista pelos pais e alunos como um processo natural da educação. Os pais têm forte influência no aprendizado das crianças, por isso é importante que mantenham o cuidado com o tratamento e acompanham o rendimento na escola”, diz.

A docente dá algumas dicas para os pais:

• Os pais podem ajudar muito com atitudes acolhedoras e motivadoras, mostrar confiança para o filho é fundamental.
  • É importante que os pais ressaltem os pontos fortes e jamais utilizar de ameaças ou chantagens em troca de bons resultados para com os filhos.
  • Sempre conversar com os filhos sobre o rendimento na escola, esse diálogo é importante.

Para os alunos vale ressaltar algumas atenções, manter a ordem de suas tarefas e compromissos permitirá que consigam bons resultados.

• Os alunos devem ficar atentos ao horário e cronograma de avaliações fornecidos pela escola.
  • Organizar uma tabela com horários para estudo é importante para se preparar e conseguir bons resultados.
  • O melhor preparo para uma avaliação é estabelecer uma rotina diária de estudos, revisando os conteúdos e fortalecendo o aprendizado em sala de aula, assim as matérias não se acumulam.
  • Escolher um cantinho da casa, tranquilo, longe de estímulos que possam atrapalhar a concentração, como televisão por exemplo. Evitem estudar no sofá com a televisão ligada!
  • A alimentação deve ser balanceada, com alimentos que a criança já tem o costume de comer, para que não haja nenhum mal-estar durante a avaliação.
  • O aluno deve se manter calmo, confiante e entender que a prova é apenas uma das ferramentas utilizadas na escola para a avaliação. Caso ele não alcance o objetivo esperado, terá outras oportunidades de se preparar melhor e aplicar o conhecimento adquirido.

Marcos Braz