O colégio Ímpar – Escola de Criança deu início nesta quinta feira, (30), as atividades do projeto Alimentação Saudável, desenvolvido com o apoio do curso de Nutrição da Funorte e Fasi. A abertura teve como objetivo, comemorar o Dia Nacional da Saúde e Nutrição (31 de março). Os alunos degustaram diversas frutas que foram expostas de forma atrativa, incentivando-as a experimentar os diferentes sabores.

O projeto tem a cooperação dos professores e todos colaboradores do colégio. Cada profissional exerce as atividades em função do tema proposto pelo projeto. A diretora do colégio, Fernanda Tavares, informa como funcionam as atividades. “Os painéis e cartazes temáticos foram elaborados pelos alunos do ensino fundamental sob coordenação do professor de artes e os demais professores fazem o acompanhamento e trabalham o benefício de comer uma fruta por dia” explica.

A acadêmica do curso de Nutrição da Funorte, Meiriele Patrícia, ressalta a importância de levar para as crianças, uma maneira mais saudável de consumir alimentos. “Ensinamos para as crianças, desde pequenas, sobre uma boa alimentação. Elas podem repassar para os seus pais, para que eles mudem o mau hábito alimentar dentro de casa”, disse.

Durante o evento, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da Funorte, Éryka Jovânia, explicou para as crianças a maneira correta de se alimentar e os principais benefícios das frutas que podem consumir, ressaltando as qualidades das fibras. “Explico para as crianças o benefício em começar a comer fibras como as que trouxemos. Fica como exemplo, aveia em flocos finos, que tem o benefício de reduzir o colesterol, a gordura dela auxilia para o crescimento e melhora a função intestinal da criança”, detalha.

O papel da família também é importante para a educação alimentar das crianças. Estas são responsáveis pela administração dos componentes alimentares que são introduzidos em casa. Tendo assim a função de tomar o conhecimento sobre esses benefícios. A presença da avó de uma das alunas, Aparecida Gramba, na abertura do Projeto Alimentação Saudável, foi de grande importância. Para ela, esse projeto lhe traz grande satisfação. “Este é um trabalho de grande relevância porque neste momento é que temos que passar as informações corretas para as crianças, pois várias delas têm resistência sobre alguma fruta. Elas vendo esse trabalho feito com dedicação, ficam mais felizes e sentam o desejo por esses alimentos. A escola está de parabéns!”, enfatiza.

Marcus Braz