O colégio infantil, Ímpar-Escola de Criança, conscientiza os alunos nos recreios e sala de aula, sobre a importância da prevenção em relação aos pequenos acidentes. Principalmente nos intervalos, as crianças procuram se divertir com colegas e não tem noção dos cuidados que devem manter para não se machucarem. Apesar do número de quedas ou pequenos acidentes ser baixo, estar preparado para esses tipos de situações é de grande importância para a escola. Os professores monitoram as atividades e brincadeiras, evitando que as crianças se desentendam ou se machuquem.

A colaboradora do Ímpar, Cristiane Costa, formou-se em Enfermagem na Faculdade de Saúde Ibituruna (FASI) e atua na área administrativa e enfermaria do colégio, dando suporte a conscientização. “Adoro trabalhar no Ímpar. Formei em Enfermagem e aqui consigo aplicar meus conhecimentos. Adequei minha formação às funções que já exercia na escola”, diz

É importante manter um estoque de medicamentos que possam auxiliar nos cuidados com as crianças em casos de necessidade. Para isso, o colégio possui remédios disponíveis para uso assim que as crianças apresentarem dores, mal estar ou se machucarem. Anualmente, o Ímpar encaminha um relatório para que o responsável descreva a saúde e medicamentos dos estudantes, assim o estoque do colégio é abastecido de acordo com a demanda. A enfermeira, Cristiane diz que: “Todas as criança que são medicadas, é mediante a autorização dos pais. Temos todos os remédios de acordo com a medicação que elas podem usar. Não é que vamos assumir esse papel, mas nos momentos que o pai ou mãe não estão disponíveis, quando as crianças passam mal, nós temos que intervir” ressalta a colaboradora.

Marcus Braz