O campus JK foi palco nesta quinta-feira, 01 de dezembro, da II Feira de Empreendedorismo Enfermagem Funorte. De forma lúdica e profissional, os acadêmicos dos 7° períodos (noturno e integral) tiveram que apresentar os trabalhos criados ao longo do semestre dentro da disciplina Gestão de Enfermagem, que tem o conteúdo de empreendedorismo com uma das ementas da grade. Segundo a docente da disciplina, Fabiana Coutinho, o evento tem como objetivo que os acadêmicos entendam que os negócios que eles criaram sejam viáveis. “Prova disso é que eles apresentam os projetos como se eles já existissem.  Isso encoraja os alunos a empreenderem, pois a feira mostra que o mercado existe e que eles podem conquistar o espaço, basta trabalhar e lutar em prol disso”, explica a professora que ainda destaca a relevância da feira: “a importância de trazer o empreendedorismo dentro da disciplina de Gestão de Enfermagem é mostrar que existe mercado para todos os profissionais que estão formando. Há negócios que devem ser idealizados, buscados e colocados em prática. Depois desta feira, todos os alunos irão em busca da realização dos seus sonhos”.

As empresas apresentadas pelas equipes foram:

AGENFER (Agência de Enfermagem) com o slogan: “Excelência no cuidar” – a empresa presta serviços especializados em consultas de enfermagem, pré-natal, cateter, sondagem, nebulização, injetáveis, soroterapia, transporte de pacientes, assistência hospitalar. Segundo o grupo, a ideia surgiu da carência do serviço da consulta de enfermagem em Montes Claros. “Na cidade ainda não existe um consultório específico para isso, onde o cliente possa ir e ter todos os procedimentos. Além disso, pensamos na comodidade do cliente, que pode solicitar o serviço de casa. Eles podem ligar que fazemos o atendimento domiciliar”, explica uma das componentes do grupo, a acadêmica do 7° período de Enfermagem noturno. A aluna ainda afirma que projetos como este são enriquecedores porque abrem as fronteiras. “A enfermagem tem vários campos, não precisamos só trabalhar em hospital ou PSF, podemos ser enfermeiros empreendedores e ter novas oportunidades, pois o mercado está um pouco difícil e, neste sentido, temos que nos reinventar”, conjectura.

Acomps Family – empresa voltada para o cuidado de famílias com a missão de acompanhar casais heterossexuais ou homoafetivos com a chegada dos filhos. “Fazemos o acompanhamento desde as primeiras orientações, o nascimento até acriança completar dois anos de idade. São vários procedimentos que oferecemos. Dentre eles estão: pré-natal, assistência no pré-parto e no pós-parto imediato e tardio, também nos ambientes domiciliares. Buscamos a facilidade e comodidade para os clientes, também com parcerias de profissionais como psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e obstetras”, diz o grupo responsável pela empresa que tem como slogan: “Preparar você para receber o bem mais precioso de sua vida”.

Beleza Móvel – funciona em um ônibus de dois andares com atendimento de todas as áreas que envolvem beleza e estética, desde cabeleireiro e manicure até massagem modeladora, redutora e peeling. Com espaço kids, para as crianças, a empresa atende homens e idosos também, além de disponibilizar o serviço a domicílio, em locais grandes como praças e condomínios e cidades vizinhas.

Nutrição Infantil – busca a inovação e o bem-estar físico e nutricional das crianças. Como pais e mães atualmente não possuem tempo de organizar uma alimentação saudável, sem agrotóxicos, corantes, a empresa indica uma alimentação totalmente orgânica, através de hortaliças e produtos integrais com um cardápio onde a família pode escolher as opções de comida para os filhos até mesmo pelo telefone.

Diabetes Control – aplicativo voltado para pacientes com diabetes (principalmente tipo I), que dependem de insulina já que o corpo não a produz e, por isso, precisa de doses de produto durante todo o dia.  Após fazer o download do aplicativo, o cliente fará o cadastro e terá diversas informações benéficas para que ele acompanhe detalhadamente as informações fundamentais para a segurança e manutenção da sua saúde.

Lesion – fornece para os pacientes tratamentos de feridas com maior qualidade e comodidade, já que possuem profissionais especializados em qualquer lugar que o cliente esteja.

Ainda foram apresentadas na feira, as empresas Home Care Geriatrics (voltada para cuidado dos idosos com o objetivo de oferecer praticidade e comodidade para os clientes. A empresa visa o bem-estar dos pacientes, não tirando o idoso do convívio familiar), Gerenciaudi, (empresa de prestação de serviços de auditoria, faturamento e consultoria de prontuários) e Bebê Uai.

Para a acadêmica do 7° período de Enfermagem noturno, Érica Andrade, a feira serviu para ampliar a visão doa alunos para que eles passem a ser patrões e donos dos nossos próprios serviços. Já acadêmica Daniela Medeiros, diz que o empreendedorismo mostra que o profissional da área de enfermagem pode realizar qualquer tipo de trabalho.

A aluna do 7° período de Enfermagem Integral, Railde Ruas, afirma que a disciplina “abriu os olhos” dos alunos. “Antes o nosso foco era pensar em tentar concursos públicos, trabalhar no SAMU e hospitais. Hoje, percebemos que podemos ser mais do que empregados, podemos ser patrões. Tendo em vista que a enfermagem muitas vezes é vista de forma estigmatizada, buscamos fazer uma inovação, ou seja, ser dono da própria empresa”, conta a aula.