Estudantes do 2º período dos cursos de Jornalismo, Administração e Pedagogia participaram do segundo encontro do II Simpósio “Onde está a felicidade?”, que aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi.

Neste encontro, os estudantes trouxeram um debate sobre o Setembro Amarelo, campanha de conscientização e prevenção do suicídio.

A docente que ministra a disciplina Projeto Integrador para as turmas, Carla Patrícia Melo, falou sobre o planejamento da atividade e disciplina. “O simpósio propõe aos estudantes o desafio de trabalhar em uma equipe multidisciplinar, cada um conforme a sua ciência, de forma unificada com o objetivo é fazer uma abordagem social, mas também ter uma consciência da formação profissional de forma multifuncional”, destacou a docente.

Além de estudantes, coordenadores e docentes dos cursos estiveram presentes para prestigiar as apresentações e palestras. Célio Márcio Rodrigues Fernandes, psicólogo que palestrou sobre o Setembro Amarelo, falou sobre a importância de discutir e fazer campanhas de combate ao suicídio. “Pretendo, por meio da palestra, abordar verdadeiramente sobre o que é o suicídio na vida da sociedade, além do sofrimento que tem causado, muitas vezes por falta de informações. Então, o objetivo é trazer um pouco de informação e quebrar alguns mitos, pois as pessoas têm muita resistência em falarem a respeito deste tema, até com medo de influenciarem outras pessoas a se suicidarem, porém, a informação é o melhor caminho”, frisou o psicólogo.

Ane Caroline Rocha Fernandes, acadêmica do 2° período de Pedagogia, ressaltou a importância de incentivar as pessoas a lutarem pela vida. “Este evento, por meio da integração de três cursos, tem o propósito de falar sobre o mês de luta pela vida, que é o Setembro Amarelo, campanha que mesmo divulgada, é um tabu entre as conversas de famílias e em roda de amigos. Então, é importante falar sobre a vida, é importante se expressar, perguntar se as pessoas estão bem, dá um abraço e respeitar o próximo”, finalizou.