Dando continuidade as programações do I Seminário de Nutrição, na manhã desta terça-feira, 30, na Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi foi ministrado pela professora Júlia Maria Moreira o minicurso sobre Interação Droga/Nutriente.

A interação medicamentosa é a consequência da associação de dois fármacos (substância ativa dos medicamentos) e fármacos com nutrientes. O objetivo do curso foi estudar as possíveis interações para impedir a redução do efeito do remédio ou melhorá-lo. “Muitos pacientes que vão à consulta já estão usando outros medicamentos e o profissional de nutrição precisa saber a dieta certa para que a alimentação não prejudique o efeito fármaco ou que o potencialize”, explica a professora que completa: “além de contribuir para o conhecimento é importante mostrar a relevância e sensibilizar os alunos para o assunto”.

Acadêmica do 6º período de Nutrição, Izadora Pamella Fonseca já é formada em Técnico de Farmácia e afirma ser simpatizante com o assunto. “A palestra foi maravilhosa. Na nutrição clínica e no cotidiano, o profissional precisa estar ciente dos benefícios e malefícios da interação”, ressalta.

Mariana Correia