A maternidade do Hospital das Clinicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira em parceria com a Funorte realizou, na manhã desta quinta-feira, 14 de março, Mesa Redonda com discussão sobre “Conscientização e combate à violência obstétrica”. Durante o evento, que aconteceu no auditório do Campus São Norberto da Funorte, colaboradores e acadêmicos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Cosmetologia e Estética, Nutrição e Direito puderam prestigiar e tirar dúvidas sobre a abordagem.

A Obstetra e docente do curso de Medicina, Mayara Quadros, ressaltou a relevância de discutir o tema no meio acadêmico. “Trouxemos, hoje, a discussão sobre humanização e a violência obstetra. Contamos com muitas mudanças nas práticas assistenciais na obstetrícia nos últimos anos, relacionadas à humanização do nascimento e, nada melhor que sobrepor todas essas alternâncias em práticas, colocando isso na área dos futuros profissionais”, destacou.

A supervisora do estágio clínico do curso de Nutrição, contou que o evento é visto como uma forma de engrandecer o conhecimento e ampliar o olhar dos profissionais sobre o trabalho de parto. “A palestra nos proporcionou e, principalmente nos ampliou e sensibilizou, para nossa prática clínica. Apesar da Nutrição não atuar diretamente neste momento, nós atuamos tanto no pré e pós-parto. Assim, mais uma vez, ressalto a importância da nossa participação”, frisou a docente.

Segundo a acadêmica do curso de Direito, que cursa o 8° período, Sabrina Gomes, “eventos como este é indispensável, uma vez que, acresce o nosso conhecimento na visão prática para os futuros profissionais, conscientizando sobre a violência obstétrica, apresentando direitos e deveres do cidadão”, finalizou a estudante.

Marco Freitas