No último sábado, 23 de setembro, acadêmicos de 14 cursos participaram da Gincana de Integração Funorte campus JK. O evento contou com a organização da direção, coordenações e Núcleo de Extensão (NEX), além da presença de cinco jurados que avaliaram as provas.

Segundo a diretora da unidade saúde, Ana Paula Nascimento, o objetivo maior da gincana foi cumprido de forma satisfatória. “Fomos informados pela Hemominas que conseguimos recuperar todo o estoque de sangue que havia sido utilizado, além de termos alcançado enorme número de doações de mantimentos, fraldas e outros produtos. Então, agradeço o empenho e motivação de todos os acadêmicos em função da paz e amor ao próximo”, frisou a gestora.

Com foco na arrecadação de produtos para doações, a gincana teve o intuito de integrar acadêmicos e comunidade. O professor e um dos organizadores do evento, Valter Moura, destacou a importância de promover a solidariedade entre os estudantes e a instituição. “A gincana busca a fraternização entre os cursos e, sobretudo, motivá-los a se solidarizarem em função do próximo. Assim, a instituição trabalha a capacidade de humanização dos acadêmicos e promove um momento de diversão através de uma competição saudável em um ambiente fraterno, que é a instituição Funorte”.

Um dos jurados, o jornalista, Fredi Mendes, ponderou sobre a organização do evento. “A Funorte está de parabéns pela excelente organização e pela harmonia das equipes. É uma quantidade impressionante de acadêmicos em prol de algo tão importante, que é a solidariedade”, destacou o jornalista.

Alexandre Felício, acadêmico do curso de Odontologia, abordou sobre a importância que este momento tem para aproximar os estudantes. “Além de proporcionar uma competição amigável, a gincana tem foco na realização de doações, que fazem com que demonstremos nosso amor ao próximo e, isto é fundamental, pois é uma forma de exercermos nossa cidadania”.

Outro acadêmico, do curso de Educação Física, Lucas Silva ressaltou que, “esta gincana sempre alcança o foco de ajudar o próximo, aliado à competição saudável, que proporciona uma forte interação dos estudantes da instituição”, frisou.

A pontuação final da gincana destacou as equipes vencedoras. Em primeiro lugar, recebendo um cheque no valor de R$1.500,00, sobressaiu, pelo segundo ano consecutivo, o curso de Medicina Veterinária; em segundo lugar, o curso de Psicologia, que recebeu um cheque no valor de R$1.000,00 e, em terceiro, o curso de Gastronomia, que também recebeu um cheque no valor de R$500,00.

A classificação final pode ser consultada em lista disponível no NEX.

Os números totais da gincana foram:

• 1.986 quilos de alimentos
  • 319 pacotes de fraldas geriátricas