No dia 26 de maio, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Montes Claros (APAE) realizou abertura da XIX Olimpíada Regional das APAES do Estado de Minas Gerais. O evento aconteceu nas Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte, campus JK.

Segundo a Presidente da APAE Montes Claros, Eliete Veloso Silva e Oliveira, “a parceria da Funorte é muito importante para a realização dos Jogos e este evento é um estímulo à participação dos nossos alunos, pois a maioria não praticava nenhuma atividade física e, assim, não tinham oportunidade de mostrar seus talentos”, frisou.

A diretora da APAE Montes Claros, Valéria de Fátima Alves Veloso, ressalta que o objetivo dos jogos é promover uma competição saudável entre os assistidos. “Trabalhamos com os alunos várias questões durante este evento. Uma delas é saber que para um ganhar, outro precisa perder e, principalmente, promover a qualidade de vida através das atividades esportivas”, destacou a diretora.

Dentre as modalidades disputadas na competição, estão: queimada, futsal, bocha e atletismo. Além da disponibilização do espaço para prática das atividades, acadêmicos do curso de Educação Física irão acompanhar os alunos do APAE durante as competições regionais.

O professor do curso, Walter Moura, fala da importância da participação dos estudantes. “Este evento traz aos acadêmicos, a oportunidade de participarem de atividades que são vistas em salas de aula e que, hoje, eles podem realizá-las como atores, no ponto de vista prático e social. A Funorte sempre promove interação entre alunos e a comunidade e esta troca é muito relevante para o crescimento dos estudantes”, destacou.

Segundo a acadêmica do 1º período do curso, Luana Fernandes, estas atividades proporcionam crescimento pessoal e profissional. “É fundamental promover a inclusão e vê-los praticarem exercícios que todos nós já praticamos um dia. Isto faz com que repensemos nos valores”, frisou a estudante.

Greiciely Rodrigues