No último fim de semana, profissionais e acadêmicos da área da saúde participaram do curso ACLS – Advanced Cardiovascular Life Support, que se define na qualificação de médicos e enfermeiros para salvar vidas.  O curso da ACLS tem o objetivo de fornecer uma sistematização internacional no atendimento a vítimas das patologias mais prevalentes em cardiologia, como a parada cardiorrespiratória, infarto, AVC e arritmias, preferencialmente voltado para profissionais que trabalham com Emergência.

O médico Paulo Fernando acredita que essa qualificação não é apenas para os médicos que irão formar, mas também recém formados e médicos que já atuam na área.

 “O curso oferece subsídios para conduzir o atendimento tranquilamente e até treinar uma equipe. Todo profissional da área da saúde deve fazer porque ele sistematiza o atendimento de doentes graves, cujo tempo é fundamental para que consiga reverter a situação de emergência, atitudes que podem salvar vidas, além de evitar sequelas graves a esse paciente”, diz o médico.

Para Jallys Rafael Gonçalves, acadêmico do 12º período de Medicina esse curso é muito importante tanto para futuros médicos quanto profissionais já formados

“Esse curso complementa a formação durante a graduação e isso vai nos ajudar nas diversas áreas de atuação, aqui aprendemos a conduzir adequadamente o atendimento de um paciente que apresente um quadro crítico” diz o acadêmico.

De acordo com Paulo Fernando, este é um curso excelente para os acadêmicos se profissionalizarem ainda mais. “Como é uma atividade extracurricular, além de agregar conhecimento e prática, o acadêmico tem uma validação na hora de tentar o curso de residência médica, algo que todos almejam” finaliza.

Gabriele Santos

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *