A Funorte realizou neste sábado, 10 de junho, Vestibular e Ação Saúde na Escola Estadual Professora Dulce Sarmento. Este é um projeto que tem como objetivo democratizar o acesso dos estudantes ao ensino superior.
Os cursos oferecidos no processo seletivo foram: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social.
O evento foi aberto pela diretora administrativa da Fasi, Sabrina Gonçalves, que deu boas-vindas aos candidatos e explicou a dinâmica do processo seletivo. “A Funorte está muito feliz de receber vocês aqui para este vestibular e ação saúde. Que vocês façam uma excelente prova”, desejou. Estiveram presentes ainda, a diretora acadêmica, Suely Nobre, a diretora do campus Amazonas e Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, Luciana Santana, o diretor das Engenharias Integradas e da CPA, Pedro Almeida, além de diversos coordenadores e professores dos cursos que compõem a instituição.
De acordo com o diretor da Escola Estadual Professora Dulce Sarmento, Samuel de Oliveira Couto, esta parceria com a Funorte é muito importante para os alunos. “Além de facilitar o acesso ao ensino superior, este projeto aproxima os estudantes da Funorte, além de promover a socialização e prestação de serviços para os familiares e a comunidade do bairro em que a escola está localizada. Agradeço a Funorte pelo apoio e confiança”, ressalta.
Outro parceiro presente no evento foi o CEBRAC (Centro Brasileiro de Cursos). Para a docente do curso profissionalizante de Farmácia da instituição, Daniela Fernanda de Freitas, esta parceria é fundamental, pois questões acadêmicas e educacionais estão ligadas. “Muitos dos nossos alunos procuram como segundo passo na carreira, o ensino superior. Através desta junção, podemos aliar os dois tipos de ensino em prol da formação de profissionais ainda mais qualificados”, diz.
Os participantes do processo seletivo tiveram condições especiais como:
Bolsas de 25% até 90%;
Pagamento no triplo do tempo de duração;
Pré-matrículas com condições exclusivas.
Além do vestibular, os candidatos, familiares e a comunidade participaram de serviços gratuitos como: avaliação auditiva, orientações nutricionais e fisioterápicas, oficinas de beleza, tipagem sanguínea, alongamento, pequenas cirurgias, exame oftalmológico, massagem manual, pilates, argiloterapia, SPA das mãos, corte de cabelo, dentre outros serviços realizados por acadêmicos e profissionais da instituição.
Um dos equipamentos utilizados na ação saúde foi o monitor multiparâmetro, manipulado por João Marcos, acadêmico do 6° período do curso de Engenharia Biomédica. A função do aparelho é analisar os parâmetros do paciente (frequência cardíaca, pressão arterial, temperatura, etc.) de forma automática. O equipamento é utilizado em hospitais, na área de engenharia clínica, sobretudo, nos CTIs (Centro de Tratamento e Terapia Intensiva).
Outra novidade apresentada durante o evento foi a barra de cereal com base de coco macaúba, idealizada por acadêmicos do 9° período do curso de Engenharia de Alimentos. Uma das responsáveis pelo projeto, Atenízia Gonçalves, explica que o produto, que é feito de um fruto do cerrado, além de apresentar um sabor muito gostoso, mostra a criatividade e um grande potencial de comercialização.
Maria do Rosário, uma das participantes da ação, fez o exame oftalmológico. “Já tinha muito tempo que estava tentando conseguir realizar este exame. Hoje além de ter conseguido, foi gratuito. Fui muito bem atendida e espero ter meu problema de visão resolvido”, conta.
Candidata ou curso de Direito, Caroline Souza Vieira, elogia a organização do evento. “Além de participar do processo seletivo, pude fazer vários procedimentos como orientação nutricional e argiloterapia. Gostei bastante da forma como tudo aconteceu. Espero estudar na Funorte no próximo semestre”, fala.