Foi realizado, nesta quarta-feira, 15 de novembro, Vestibular e Ação Saúde na Escola Estadual Professor Gastão Valle, em Bocaiúva. O objetivo  do evento é democratizar o acesso dos estudantes ao ensino superior e oferecer diversos atendimentos de saúde aos moradores do município.

Segundo o diretor das Engenharias Integradas Funorte, Pedro Almeida, esta é uma parceria entre a instituição e a escola, que possibilita a participação de um maior número de alunos e comunidade. “Este vestibular e ação é nossa 3ª versão aqui na Escola Gastão Valle e, é algo de grande importância porque evita que os alunos e cidadãos tenham que deslocar até Montes Claros para participar  do processo. Trazer o vestibular aqui, com a mesma qualidade de todos os outros, dar oportunidade de muito mais pessoas participarem”, frisou o gestor da Funorte.

O processo seletivo ofereceu vagas em diversos cursos. Foram eles: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Radiologia e Serviço Social.

O coordenador do curso de Fonoaudiologia, Jadson Rabelo, esteve presente no evento e ressaltou que expor um pouco da função de cada curso é fundamental para que os estudantes e comunidade conheçam a importância de cada um deles. “Nosso objetivo é oferecer serviços de saúde à população. Nós, do curso de Fonoaudiologia, estamos proporcionando avaliação auditiva, investigação fonoaudiológica dos problemas auditivos, orientações e encaminhamentos para consultas na Clínica Escola da Funorte. Além de beneficiar a população, os acadêmicos que participam também adquirem a oportunidade de experimentar na prática tudo que aprendem na academia”, destacou.

Além da direção, funcionários e coordenação, professores e acadêmicos também participaram do Vestibular e Ação Funorte. Segundo a professora do curso de Nutrição, Paula Karoline Soares, oferecer estes serviços é fundamental para orientar a população a ter hábitos saudáveis. “Estamos realizando atendimento nutricional, através da avaliação, aferição de peso e estatura e diagnóstico. Então, esta ação traz muitas possibilidades para que a população aprenda mais sobre bons hábitos alimentares”, frisou a docente.

Outros serviços oferecidos durante ação foram: orientações fisioterápicas, oficinas de beleza (SPA das mãos, design de sobrancelhas, corte de cabelo masculino, argiloterapia, entre outros), tipagem sanguínea, exame oftalmológico, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, dentre outros serviços realizados por acadêmicos e profissionais da instituição.

A acadêmica do 8º período do curso de Nutrição Fasi, Fabíola Moreira Ferreira, falou sobre a importância da participação dos alunos. “É muito importante para nós, participarmos de ações como esta, que visam passar para outras pessoas a importância do curso de Nutrição com intervenção nutricional, aferição de peso e estatura e dando orientações sobre saúde e nutrição”, destacou.

Já Gabriel Sarmento, acadêmico do 9º período de Farmácia Fasi, ressaltou sobre a importância de conscientizar a população. “Poder auxiliar as pessoas de como é importante aferir a pressão, medir a glicemia e manter um controle destes resultados por meio de uma alimentação saudável e com a prática de atividades físicas é essencial e este aprendizado contribui muito para a nossa formação, tanto acadêmica quanto profissional”.

Andréa de Almeida Ribeiro, uma das participantes da ação, fez sobrancelha e tipagem sanguínea. “Este evento é único para nós moradores de Bocaiúva. E é essencial, pois a população pode vir participar sem custo algum e ter atendimentos relacionado à saúde como tipagem sanguínea, aferição de pressão, entre outros, além de tratamentos estéticos”, frisou.

Além de atendimentos gratuitos durante a ação, os participantes do processo seletivo tiveram condições especiais como bolsas de 25% até 90%; pagamento no triplo do tempo de duração do curso; e pré-matrículas com condições exclusivas.

A diretora da escola, Nilma Rodrigues dos Santos, frisou sobre o prazer de receber o evento e elogiou a organização. ‘Nós temos um enorme prazer em receber a Ação Funorte aqui no município de Bocaíuva em parceria com a escola. Esta ação é importantíssima, uma vez que a comunidade toda tem a ganhar com várias especialidades e com a oportunidade que nossos jovens estão tendo, em realizar seus sonhos, cursando em uma Faculdade de excelência como é o caso da Funorte”, ponderou.

Candidatos do vestibular também elogiaram a ação. Marlon Alexander, que tentou vaga para o curso de Direito, destacou sobre a importância da Funorte em trazer o evento até Bocaiúva. “Trazer o vestibular até nós é um grande diferencial da Funorte, pois muitos não teriam condições de ir até Montes Claros para fazer a prova”.

Marco Túlio Cardoso Freire, que tentou o curso de Medicina Veterinária, também ressaltou sobre o evento acontecer em sua cidade. “É essencial para nós que o vestibular aconteça aqui porque muitos moradores não conseguiram se deslocar para fazer a prova no último vestibular. E quero muito fazer parte da Funorte, achei a prova agradável e minha escola proporcionou estudos que me ajudou muito durante a prova e estou confiante em conseguir minha vaga”, concluiu o candidato.

Greiciely Rodrigues

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *