Processo seletivo recebeu centenas de candidatos de diversas regiões do país

As Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte e o Instituto de Ciências da Saúde – ICS realizaram neste domingo, 29 de outubro, no campus JK, Vestibular de Medicina 1/2108. As provas tiveram dois turnos: no período da manhã (8h30 às 12h30), aconteceram as avaliações objetivas e no período da tarde (das 15h30 às 18h30), as questões discursivas e redação. A relação de candidatos por vaga ficou em 41,5.

Os participantes fizeram provas dos seguintes conteúdos: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Atualidades, Geografia, História, Física, Biologia, Química e Matemática (provas objetivas) e nas questões discursivas foram cobradas apenas as disciplinas de Biologia e Química, além da redação.

A fundadora da Funorte e Deputada Federal Raquel Muniz, ressaltou a importância do vestibular e da recepção para os candidatos. “Dia de vestibular é resultado de um longo processo de preparação da instituição e dos alunos, um dia tão sonhado em que eles podem alcançar seu objetivo e, aqui, são recepcionados pela Funorte para que se sintam tranquilizados e confiantes em um bom resultado”, frisou.

O diretor administrativo da Funorte, Cristiano Dias Junior, destacou como foi feita a preparação para este dia. “Estamos, mais uma vez, no vestibular de Medicina da Funorte, este momento contou com uma preparação antecipada, feita com muito carinho e profissionalismo de todos nossos funcionários, diretores e corpo administrativo para dar muita calma ao alunos que vieram tentar um vestibular prazeroso, que na verdade transforma a vida das pessoas. Desejo que todos sejam bem vindos à esta instituição que tem todo suporte, como laboratórios e um hospital que é referência, para a formação destes profissionais”, ressaltou o gestor.

Representantes de escolas e pré-vestibulares também estiveram presentes para dar apoio e tirar dúvidas dos estudantes. Para Luciana Mota, supervisora pedagógica Indyu, a instituição trabalhou com foco para preparar os alunos para este vestibular. “Dentro da preparação dos alunos para o vestibular de Medicina houve um foco muito grande da equipe pedagógica em relação ao material e conteúdos, desenvolvimento de atividades em sala de aula e orientação psicológica, já que neste primeiro momento, os alunos ficam bastante ansiosos”.

Cézar Urcine, professor de Filosofia e diretor do Colégio Biomáximo, afirmou a segurança e trabalho realizado durante todo o semestre para que tenham bons resultados. “Estamos bem seguros, nossos alunos também estão bem preparados e tranquilos para essa prova que acontece hoje aqui na Funorte. Então, da nossa parte temos que parabenizar o trabalho da instituição e dizer que nossos alunos estão tranquilos e bem preparados e não temos dúvidas que teremos bons resultados neste vestibular de Medicina 2017”, ponderou o diretor.

O coordenador do Colégio Padrão, Braúlio Brant, destacou que “tivemos muitas horas de estudo, uma carga horária extensiva e uma grande preparação tanto para a prova fechada, quanto para a aberta e sistema de redação, além da revisão final, que aconteceu um dia antes da prova. Assim, estamos confiantes em um resultado positivo”, frisou.

Alessandra Antunes Reis Costa, do Colégio Prisma, abordou sobre a motivação que os estudantes tiveram durante todo o semestre. “Os estudos dos últimos meses foram bem intensos. Os estudantes foram motivados o tempo todo, por isso,  estamos com muitas expectativas para comemorarmos a vitória deles”, ponderou.

Além da direção e colaboradores, acadêmicos do curso de Medicina recepcionaram os candidatos. Segundo Catarina Cangussu Fernandes Pinheiro, estudante do curso Funorte, este acolhimento é uma forma de dar incentivo a eles. “Recepcionar os calouros é mostrar o que a Faculdade tem para oferecer, é acolhê-los da melhor forma possível para dar um pouco de tranquilidade e mostrar para eles que prova é somente uma etapa, que devem manter a tranquilidade porque com certeza estão preparados. Então, nós que também passamos por este nervosismo, viemos aqui incentivar e dar nosso apoio e boas vindas”, destacou.

Uma das candidatas, Maria Fernanda Souza Freitas, falou de suas expectativas. “Tive muito incentivo durante todo o ano pelos professores Biomáximo e estou com grande expectativa para fazer uma boa prova”, ponderou.

Amanda Ramos Barretos, também candidata, frisou sobre suas perspectivas para a prova. “Minha preparação foi ótima, fiz o pré-universitário do Colégio Padrão e tive muita estrutura e suporte, que me deixou muito confiante e com a melhor expectativa”.

Após a primeira etapa, a candidata a uma das vagas, Cristina Brito Nunes, ressaltou sua visão sobre a prova. “A prova foi muito bem elaborada, principalmente a parte português, e eu estou bastante confiante. No geral todos os conteúdos de cada área foram bem tranquilos, então tenho expectativa em um bom resultado”, concluiu.

Curso de Medicina Funorte

O Instituto de Ciências e Saúde – ICS Funorte além da qualidade e excelência do ensino e dos profissionais envolvidos no curso de Medicina possui o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, que é um órgão complementar dos cursos de saúde da Funorte e Fasi e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.

Além do Hospital das Clínicas, os acadêmicos de Medicina da Funorte atuam na Clínica de Especialidades Médicas – Cemed, que é um internato médico onde os acadêmicos fazem pré-atendimentos supervisionados por docentes e realizam serviços gratuitos à população. Na clínica são oferecidos atendimentos como: cardiologia, endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, reumatologia, ginecologia, pediatria, mastologia, nutricionista, dentre outros.

A Funorte conquistou em 2015, 2016 e em 2017, o Selo Instituição Socialmente Responsável, certificado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Este Selo corrobora e reafirma a principal missão da instituição, que é oferecer serviços educacionais para formação de cidadãos autônomos e conscientes, a fim de que possam ser agentes de transformação da realidade em que estão inseridos, autores do processo de conhecimento e profissionais qualificados, afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

Destaque na Anasem

O curso de Medicina da Funorte ficou com a nota de 104,3 pontos, na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que o coloca como o melhor do Norte de Minas, diante do resultado entre as instituições que participaram da avaliação.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Greiciely Rodrigues

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *