No dia 07 de dezembro, estudantes do 4º período do curso de Educação Física Bacharel participaram de disputa Quadrangular de vôlei adaptado, atividade que faz parte da programação da disciplina Educação Física para Pessoas com Deficiência, ministrada pelo docente Walter Moura. No episódio, que aconteceu na Funorte campus JK, a equipe da instituição disputou jogo com uma turma da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes, que também estudam a disciplina.

Segundo Walter, “o objetivo do jogo é colocar em prática ações de esporte adaptado que foram vistas em sala de aula durante o período. Além disso, o intuito é estimular a inclusão social e o esporte é a melhor maneira de fazer com que isso aconteça”, destacou o docente.

Durante o jogo, que os estudantes praticaram o vôlei sentado, que trata-se de uma atividade semelhante ao voleibol tradicional, porém com algumas adaptações. A acadêmica da turma, Paloma Francine frisou sobre o aprendizado que a disciplina proporcionou a todos os estudantes. “Na disciplina, eu pude aprender como lidar com pessoas que tem deficiência seja visual, de locomoção ou amputações, e saber fazer a inclusão dessas pessoas. Tive, também, a experiência de organizar este evento e, não somente praticar a inclusão, mas persuadir outras pessoas a praticarem esta ideia, que é muito importante para a sociedade e o que nos faz progredir como cidadãos e futuros profissionais”, concluiu a aluna do curso.