As Faculdades Unidas do Norte de Minas – Funorte realizaram nesta quinta-feira, 28 de fevereiro, no campus São Luís, processo de transferência e obtenção de novo título para o curso de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde – ICS 1/2019.

A seleção conta com duas etapas: a primeira, que aconteceu hoje com a realização de provas objetivas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Redação; seguida da segunda etapa, que conta com análise de currículo para verificação da compatibilidade curricular, somente para candidatos aprovados na 1ª etapa.

Presente no processo seletivo, a fundadora da Funorte, Raquel Muniz, ressaltou sobre a tradição do curso e estrutura que a faculdade oferece para estudantes de Medicina. “O processo de transferência na Funorte é sempre um dia de muito trabalho. Respeitamos toda preparação dos alunos que confiam nas nossas provas e em nosso curso, que está cada vez melhor e, agora, conta com residência médica e, também internato, no Hospital das Clínicas Dr. Mário Ribeiro da Silveira. Então, tudo isso agrega valor ao curso de Medicina, por isso a transferência é tão concorrida; temos a oportunidade de realizar mais um processo com tranquilidade e dando condições para que nossos candidatos façam uma prova inteligente, bem elaborada e que cobra exatamente aquilo que é preconizado pelo Ministério da Educação”. E completa: “Então, tenho certeza que estão realizando um processo seletivo que atende às expectativas do candidato, do ponto de vista da prova e seleção em si, e que garante, após a aprovação, fazer um curso reconhecido pelo MEC pela excelência e qualidade”, concluiu a fundadora.

Candidato para processo de transferência, Emerson Cordeiro de Souza estuda atualmente em Alagoinhas/BA. Ele destaca que a qualidade e estrutura da instituição foram os principais motivos pelos quais escolheu participar do processo. “Fiquei sabendo sobre o processo através do site da Funorte e pesquisei sobre a instituição, estrutura e hospital. Atualmente, a instituição tem boas referências no local onde estudo e, este foi um dos diferenciais para que eu viesse tentar uma vaga”, frisou o estudante.

Maria Luiza Viana é natural de Januária/MG e atualmente estuda em Guanambi/BA. Ela frisa sobre a qualidade de ensino da instituição. “Escolhi a Funorte por Montes Claros ser mais próxima da minha casa e por ser uma instituição de qualidade, que demonstra um bom ensino e uma excelente estrutura para o curso de Medicina, além de ter um hospital, que se torna um diferencial e que tem boas referências de todos que estudam aqui”, finalizou a candidata.

Curso de Medicina Funorte

O Instituto de Ciências e Saúde – ICS Funorte além da qualidade e excelência do ensino e dos profissionais envolvidos no curso de Medicina que foi avaliado com nota 5 pelo Ministério da Educação – MEC, possui o Hospital das Clínicas Doutor Mário Ribeiro da Silveira, que é um órgão complementar dos cursos de saúde da Funorte e Fasi e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas a saúde.

Além do Hospital das Clínicas, os acadêmicos de Medicina da Funorte atuam na Clínica de Especialidades Médicas – Cemed, que é um internato médico onde os acadêmicos fazem pré-atendimentos supervisionados por docentes e realizam serviços gratuitos à população. Na clínica são oferecidos atendimentos como: cardiologia, endocrinologia, neurologia, gastroenterologia, reumatologia, ginecologia, pediatria, mastologia, nutricionista, dentre outros.

A Funorte conquistou pelo quarto ano consecutivo (2015, 2016, 2017 e 2018) o Selo Instituição Socialmente Responsável, certificado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior – ABMES. Este Selo corrobora e reafirma a principal missão da instituição, que é oferecer serviços educacionais para formação de cidadãos autônomos e conscientes, a fim de que possam ser agentes de transformação da realidade em que estão inseridos, autores do processo de conhecimento e profissionais qualificados, afinados com as exigências do mundo contemporâneo.

Laboratório de Simulação Realística

Outro diferencial da Funorte é o Laboratório de Simulação Realística, com equipamentos modernos e de qualidade, que possibilitam que os acadêmicos realizem, na prática, procedimentos estudados em sala de aula. No local, os acadêmicos têm contato com 8 simuladores eletrônicos: um parturiente, que simula quatro tipos de partos diferentes; um prematuro, que simula e ensina a identificar o quadro respiratório de um bebê prematuro; além de um bebê, dois adultos e um adolescente, que simulam a escuta cardíaca e pulmonar e, alguns deles, possuem secreção como suor, nasal, ouvido e urina. Todos os simuladores são utilizados para habilidades do curso de Medicina Funorte.

Destaque na Anasem

O curso de Medicina da Funorte ficou com a nota de 104,3 pontos, na primeira edição da Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem), que o coloca como o melhor do Norte de Minas, diante do resultado entre as instituições que participaram da avaliação.

Instituída pela Portaria MEC nº 982, de 25 de agosto de 2016, a Anasem tem como objetivo avaliar os estudantes de graduação em medicina, do segundo, quarto e sexto anos, por meio de instrumentos e métodos que considerem os conhecimentos, as habilidades e as atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.