Nos dias 04 e 05 de outubro, foi realizado curso: “Oratória na prática: a praticidade de um novo modelo de falar em público”, no Auditório Ray Colares II do campus Funorte JK. O curso foi ministrado por Gabriel Miranda Mendes; concluinte do curso de graduação em Administração, Practitioner em Programação Neurolinguística, licenciado internacionalmente pela The Society of NLP e possui formações em Life and Professional Coaching, Hipnose e Impacto e Oratória Avançada.

Segundo o palestrante, o evento abordou as etapas de evolução da comunicação desde o medo até as formas de combate de cada um dos acadêmicos. “Normalmente, os cursos de oratória não tratam a parte do medo, que é o que faz a pessoa ficar nervosa e gerar o branco. E nós, trabalhamos muito isso e vimos as formas que cada um conseguiria combater este medo a partir da programação da linguística. Além de dar ferramentas para que possam criar bons conteúdos e ter uma linguagem corporal boa, sempre praticando, pois entendemos que na oratória deve haver muita prática”, frisou.

Ele ressalta, ainda, que o curso é importante, pois melhora muito o desempenho do estudante. “Falar em público é a principal barreira para a maioria dos acadêmicos. Pensa o quanto de oportunidade deixaram para trás somente pelo medo de vir a frente falar. E isto, é como se vendem e, quando a pessoa está calada e quieta em seu lugar, ela não está se vendendo, mesmo tendo um potencial incrível, que não consegue mostrar”, destacou.

Segundo a acadêmica do 4º período de Gastronomia que participou do curso, Victória Fagundes Dias, o curso está ligado à busca pelo êxito de apresentar ou até mesmo fechar um negócio conseguindo passar segurança durante o diálogo. “O nervosismo, insegurança e a cobrança do acadêmico de apresentar perfeitamente, faz com que ele não consiga desenvolver sobre o assunto estudado! Com o curso, tudo o que impede o sucesso  do aluno na hora de ir a frente foi tratado, contribuindo para uma ótima apresentação”, concluiu a estudante.

Greiciely Rodrigues