Neste sábado, 20 de agosto, foi realizada no campus São Luís, Aula Magna da Pós-Graduação em Psicanálise: clínica e cultura. Segundo o coordenador do curso, Ted Evangelista, o objetivo da especialização, que tem duração de um ano e três meses, é capacitar e formar os profissionais que atuam na área clínica e na educação, utilizando a psicanálise como base. “A psicanálise tem mais de 100 anos e seus pressupostos são utilizados desde Freud até a contemporaneidade e, neste sentido, seus ensinamentos são fundamentais para a capacitação de qualquer profissional da área da psicologia”, afirma.

Foram ministradas na aula magna duas palestras. A primeira com o coordenador e psicanalista, Ted Evangelista, discutiu: “O dito esquizofrênico e o fracasso simbólico” e a segunda com o filósofo Admilson Prates abordou “O substrato da cultura na constituição da subjetividade”.

Foram enfatizadas questões como estrutura da psicanálise: neurose, psicose e intervenção, postura ativa e passiva do psicanalista, além de fatores que envolvem significado e significante.

Para Denise Maia Silveira, coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Funorte, o curso veio para acrescentar uma nova possibilidade na área de atuação do psicólogo e psicanalista, capacitando e formando o profissional para atender adequadamente o indivíduo e se posicionar no mercado de trabalho. “Além da especialização em Psicanálise, temos vários outros cursos em diferentes áreas. A Funorte hoje, não é somente reconhecida pela excelência na graduação, está tornando-se referência em pós-graduação também”, afirma Denise.

Segundo Ted Evangelista, as aulas da pós-graduação em Psicanálise serão realizadas quinzenalmente (sexta-feira – noite e sábados – manhã/tarde). Poderão se inscrever médicos, psicólogos, filósofos e demais interessados. As matrículas continuam abertas. Mais informações através do telefone: 2101-9488.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *