Em decorrência de um perfil epidemiológico dominado por condições de saúde crônicas, em estágio grave, como doenças cardiovasculares, cerebrovasculares, oncológicas e lesões por causas externas, existe uma excessiva demanda por Unidades de Terapia Intensiva (UTI), no norte de Minas e em todo o Brasil. Por isso, os investimentos são crescentes na ampliação dos números de UTI nas mais diversas especialidades.

Assim, as Faculdades Integradas do Norte de Minas- Funorte realizou, na última sexta-feira (11), aula inaugural da pós-graduação Lato Sensu em  Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto e Neonatal com o objetivo de capacitar os profissionais fisioterapeutas para suprir o mercado de trabalho.

Segundo a coordenadora da pós-graduação, Ana Laura Leite, o curso busca atender com excelência, uma necessidade da região. “Pretendemos formar o profissional fisioterapeuta para trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva, pois esta área exige uma alta tecnologia e uma especificidade para tratamento de pacientes críticos que estejam internados. Nosso objetivo é formar essses profissionais de forma humanizada e científica para trabalhar com uma equipe multiprofissional dando condições para atenderem dentro da unidade”, destacou a coordenadora.

O professor da pós, Doutor Frank Silva Bezerra, ressaltou sobre os pontos que serão abordados durante a especialização. “O primeiro módulo se baseia na Fisiologia respiratória, uma ciência fundamental, que o fisioterapeuta especialista nesta área necessita ter conhecimentos básicos para atender o paciente no leito da UTI. Então este módulo é a base para a futura atividade do fisioterapeuta na Unidade de Terapia Intensiva”, frisou.

Para a fisioterapeuta e acadêmica da pós-graduação, Maria Luíza Maia Batista, esta especialização irá aperfeiçoar seu conhecimento em uma área que ela já atua. “Eu trabalho nesta área, na Santa Casa de Montes Claros e escolhi esta pós, pois ela vai me dar um maior conhecimento dentro da unidade que eu já atuo e abranger minha visão como fisioterapeuta para que eu possa ajudar meus pacientes da melhor maneira”, concluiu.

As aulas ocorrem nas sextas, de 19h às 22h e aos sábados de 8h às 18h, com intervalo de uma hora. A carga horária do curso é 380 horas. Mais informações através do email posgraduacaofasifunorte@funorte.edu.br ou telefone: 38 –2101-9488/98424-0608.

Greiciely Rodrigues

 

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *