A Funorte realizou no último sábado, 09 de julho, na Funam, em Pirapora, o vestibular “Tudo pela Educação” e ação saúde. O Vestibular “Tudo pela Educação” é um projeto que tem como objetivo democratizar o acesso dos estudantes no ensino superior. Os participantes do processo seletivo tiveram condições especiais como: Bolsas de 25% a 90%, pagamento no triplo do tempo de duração e matrículas com condições exclusivas.

Durante as apresentações de boas-vindas aos candidatos, a diretora acadêmica da Thalita Pimentel enfatizou a importância da IES: “Vocês vão estudar no maior complexo educacional do norte de Minas. Nós temos escolas de curso superior em diversos estados do país e hoje a Funam está de vida e história novas. Além das provas, temos esta ação saúde gigante preparada especialmente para vocês e para os seus familiares”, diz.

De acordo com a diretora da Funam Edimara Cardoso Versiani Fonseca, um vestibular/ação desse porte é extremamente importante não só para Pirapora, mas para toda a região. “Nósfizemos várias parcerias com as prefeituras de Pirapora, Lassance, Várzea da Palma, Buritizeiro, Ibiaí e Jequitaí. O Conselho Municipal da Juventude também ajudou na divulgação. Então é possível perceber que eventos assim promovemo nome da instituição Funam/Funorte, como também a divulgação dos cursos”, afirma.

Edimara ainda diz que é notório o crescimento da IES. “A população tem constantemente procurado a instituição, que está sempre de portas abertas para todos. Então temos visto um crescimento muito bacana. Hoje, por exemplo, as salas estão cheias, foram mais de 380 inscrições para este vestibular, fora os que vieram sem ter efetuado a inscrição anteriormente. Por isso acreditamos que será um grande sucesso!”, comemora.

A enfermeira Caroline Agapito de Queiroz, de 30 anos, compareceu a instituição para prestar o vestibular. “Eu escolhi a Funam/Funorte por causa do nome da faculdade, por morar aqui na cidade e já conhecer a instituiçãoe a seriedade da mesma.Outro ponto que acho interessante é esta ação social, que proporciona a população vários serviços gratuitos. Eu já tenho uma formação, mas me interesso em buscar outras áreas, como o Agronegócio, que é o curso que vou tentar hoje, já que me identifico com a área, que possui um mercado de trabalho promissor”, diz.

A ação contou com diversos atendimentos como aferição de pressão, medição de glicemia, cortes de cabelo masculino e feminino, massagens, entre outros. Tanto os candidatos, quanto os familiares puderam usufruir destes serviços, como é o caso da auxiliar de serviços gerais Claudenis Gonçalves Ramos, de 41 anos: “Eu gostei muito deste evento, pois é uma oportunidade para todos. Hoje eu farei a sobrancelha, limpeza de pele e exame de vista, estou muito satisfeita!”, afirma.

Para a professora do curso de Estética e Cosmética e coordenadora do Spa Escola Luciana Veloso, tudo que engloba a estética e cosmética é também voltado para a saúde. “A saúde é o bem estar físico e psíquico social. Então se não estamos bem fisicamente e psicologicamente, não conseguiremos mostrar ao próximo como somosrealmente. A beleza em si vai mostrar o seu interior, então automaticamente está tudo interligado. Hoje estamos oferecendo aqui no estande limpeza de pele com argiloterapia, corte feminino e masculino, spa das mãos,e também o procedimento sobrancelha. Tudo isso com o intuito de oferecer a população aqui de Pirapora todo o bem estar mesmo que o Spa pode proporcionar”, explica Luciana, que completa dizendo que o Spa traz junto com a saúde a satisfação do cliente que é atendido.

A professora do curso de Serviço Social Adelaide Teixeira, que também está presente na ação, conta que está oferecendo orientação, encaminhamento para a área da saúde e para jurídica. “Eu atuo especificamente no Núcleo de Práticas Jurídicas da Funorte e na Delegacia da mulher, onde atendemos mulheres vítimas de agressões, violência doméstica e familiar. Essa ação é de suma importância porque além de prestar essas orientações, também divulgamos o curso de Serviço Social aos que aqui comparecerem”, finaliza.