A Funorte promoveu, no campus JK, VII Simpósio de TCC. O evento contou com a participação de diversos acadêmicos de vários cursos, professores e coordenadores. Na ocasião, os alunos desenvolveram artigos científicos e fizeram uma apresentação utilizando banners para os avaliadores. Para a responsável pelo evento, Kimberly Jones, este é um momento muito importante na vida do estudante, pois permite a ele apresentar os resultados da sua pesquisa, se tornando os donos da informação. “Este processo é fundamental. No início da graduação eles recebem uma certa bagagem de conhecimento, e posteriormente passam a se aprofundar mais em determinadas áreas que merecem ser estudadas. Outra questão é que precisamos de pessoas com esta formação crítica para no futuro construir um mundo melhor, que saberá avaliar situações objetivamente para chegar em soluções viáveis e que sabem inovar para resolver problemas. E, de certa forma, é uma celebração da nossa cultura acadêmica de criar pessoas que vão contribuir para nossa realidade”, disse.

Kimberly ainda explica que, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), todos os cursos precisam passar por esta etapa, mas não necessariamente em um simpósio. “Isto é um evento especial que criamos, até por questões curriculares. Os alunos terão no currículo uma apresentação em congresso, o que gera pontos para ele no mercado de trabalho”, afirmou.

Ainda visando o futuro profissional dos estudantes, a Funorte montou estande para esclarecer dúvidas sobre a Pós Graduação, como afirma a coordenadora, Denise Maia. “Nossa iniciativa é justamente falar sobre este item que faz toda a diferença, pois o especializa em um ramo. Além disto, temos um plano especial e vários cursos que podem atendê-los. Todos os acadêmicos que fizerem a matrícula neste período serão isentos da taxa de inscrição, e a primeira parcela será no valor de apenas R$ 100,00. O pagamento pode ser feito em boleto, ou cheque pré-datado”, ponderou.

As apresentações dos projetos foram avaliadas pelos professores da instituição. O acadêmico do 8º período de Enfermagem, Crisley Laercio Brito, apresentou seu trabalho com o tema: “Prevalência de Candidíase em UTI Neo Natal”. Segundo o aluno, este é um tema muito relevante para a sociedade. “É muito importante, por ser pouco abordado em literaturas ou estudos que falam a respeito. E também é diretamente relacionada com a minha e outras áreas, como Medicina, Fisioterapia e Fonoaudiologia. O processo, apesar de ser um pouco estressante, é necessário, o intuito dos docentes é justamente fazer os alunos pensarem. O TCC nos leva a discutir, pesquisar, ler e relacionar autores. Como estamos trabalhando com o conteúdo constantemente, basta respirar fundo e ter consciência do que está falando ao avaliador. Tenho em mente faz pós- graduação em Urgência e Emergência, e como a Funorte nos dá este embasamento e esta possibilidade, pretendo me especializar também em Saúde da Família”, concluiu.

Gabriel Mota