As Faculdades Integradas do Norte de Minas – Funorte realizaram no domingo, 04 de junho, Vestibular e Ação Saúde em parceria com a Escola Estadual Monsehor Gustavo e Associação do bairro Cristo Rei.

Durante a Ação, estudantes participaram do Vestibular e se aproximaram do sonho de cursar uma faculdade. Além disso, a população recebeu orientações e atendimentos como: medição de glicemia, aferição de pressão, tipagem sanguínea, tratamentos estéticos e orientações jurídicas, entre outros.

A diretora administrativa da Funorte campus São Luís, Ivanilde Queiroz, falou do objetivo da ação. “A Funorte, com as ações e vestibulares, se aproxima das pessoas e comunidade. Entrar nas escolas e firmar parcerias é uma forma de divulgar nossos cursos e as áreas de atuação, além de esclarecer sobre nossos planos, que viabilizam a condição de estudar e, assim, realizam o sonho dos candidatos”, destacou.

Para o presidente da Associação Cristo Rei, Altair Nobre, “é maravilhoso podermos receber esta ação e contar com a parceria da Funorte para oferecer saúde a nossa comunidade. Estamos muito felizes pela realização deste evento”, frisou.

Os cursos oferecidos no processo seletivo foram: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Comunicação Social – Jornalismo, Direito, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Enfermagem, Estética e Cosmética, Engenharia Biomédica, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Gastronomia, Geografia, História, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Pedagogia, Psicologia, Serviço Social.

Para a docente do curso de Farmácia, Ane Caroline Amaral Batista, “a ação promove interação entre a comunidade e a faculdade, possibilita que os candidatos conheçam os cursos da Funorte, abrem a visão das pessoas para se informarem sobre sua saúde e aprimora o conhecimento do acadêmico, que tem a oportunidade de aprender na prática o que estuda em sala de aula”, frisou a professora.

Maria Aparecida Pinheiro de Souza, acadêmica do 4º período do curso de Farmácia Fasi noturno, participou da ação e ressaltou sobre a importância de conscientizar a população quanto aos cuidados com a saúde. “Levar conscientização é o nosso principal objetivo. Às vezes, o paciente está com a pressão elevada ou risco de hipertensão arterial e nós temos a oportunidade de orientá-los para que tenham uma condição melhor de vida”, frisou a estudante.

A aposentada, Maria Veloso, contou que é a primeira vez que participa da ação e elogiou o trabalho. “É sempre bom fazer exames e ver como está nossa saúde. Esta ação é uma forma mais rápida de diagnosticar estes pequenos problemas, já que temos acesso ao resultado dos testes na mesma hora”, contou.

O Vestibular oferece, ainda, condições especiais para pagamentos do curso e matrícula. Gustavo Fonseca se preparou para conseguir uma vaga no curso de Direito. Segundo ele: “a Funorte, além de ser uma das melhores instituições do Norte de Minas, oferece as melhores vantagens para que possamos cursar uma graduação. E estes vestibulares são um diferencial, já que temos oportunidade de ter mais benefícios”, conclui o candidato.

Greiciely Rodrigues