No dia 09 de fevereiro, a Diretoria Acadêmica da Plataforma do Norte de Minas da Funorte promoveu o I Programa de Desenvolvimento Docente – PDD, no auditório do campus São Norberto. No episódio, houve palestra com a professora Me. Daniela Fernandes Jorge de Mello com tema “Para ganhar um ano novo”.

A diretora acadêmica da Funorte, Thalita Pimentel realizou abertura do evento. Segundo ela, “trouxemos para nossos professores, no começo do ano, uma abordagem que seja favorável para aquilo que ele desenvolve dentro ou fora da sala de aula como professor, mas também como pessoa e, por essa razão, o PDD teve como tema “Para ganhar um ano novo” com palestra ministrada pela professora Daniela Melo com o objetivo de promover uma discussão com nosso grupo de professores”, destacou a gestora, que completou que, “a proposta é fazer com que cada pessoa que trabalha nesta instituição, descubra o seu melhor; a sua melhor ou melhores habilidades e tenha, a partir disso, a possibilidade de se reconstruir a partir de uma visão de si mesma; que possam fazer planos que sejam favoráveis para sua vida pessoal e profissional, especialmente dentro da instituição. Então, tivemos, hoje, a primeira etapa que foi identificar o que cada pessoa tem e como está dentro deste cenário da vida pessoal e profissional para então passarmos para a construção de metas que sejam alcançáveis”, frisou Thalita.

Em palestra, Daniela realizou dinâmica em que os professores teriam que identificar algumas de suas habilidades. Ela explica que o objetivo foi capacitar os docentes, no que diz respeito a planejamento e resultados. “O intuito do PDD foi capacitar os professores em alguns tópicos importantes das competências necessárias para se planejar bem um ano e para desenvolver ações a partir deste planejamento. A ideia é frisar que, se existe uma receita para a vida boa, dentre as várias que existem; trouxemos a seguinte receita: uma vida boa precisa ter excelentes resultados e equilíbrio. Assim, para eu ter resultados, eu preciso fazer um bom planejamento, saber o que é importante para mim, me conhecer e, a partir do que é importante para mim e do que eu desejo alcançar, eu traço minhas metas. Neste ponto, eu preciso detalhar estas metas em um bom planejamento porque este detalhamento me leva a ter um mapa e uma visão geral de como eu vou conduzir o meu ano. Após, estas definições chegamos as etapas da organização e execução deste planejamento”, destacou a palestrante.

O PDD terá um novo encontro para que os docentes finalizem as etapas da dinâmica. Daniela conclui que “esta experiência é importante para o professor, pois, o planejamento é uma ferramenta de seu trabalho e, sem planejar, ficaria mais difícil atingir as perspectivas de resultados traçadas por eles”, finalizou.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *