Nesta quinta-feira, 07 de junho, acadêmicos do 1° período do curso de Medicina Veterinária participaram de palestra com tema “Aspectos comportamentais e cognitivos do autismo no universo acadêmico”, organizada pelo Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOPP e ministrada pela psicóloga egressa Funorte e especialista em autismo, Rosane Queiroz Duarte.

O objetivo foi explicar sobre o transtorno e proporcionar a inclusão social de acadêmicos da instituição que possuem autismo. Segundo a coordenadora do NOPP, Ana Cristina Martins Batista “o nosso objetivo é, em parceria com docentes do primeiro período, trabalhar o tema Autismo e seus aspectos comportamentais e cognitivos no universo acadêmico, já que possuímos alunos com este transtorno e que precisam de atenção e inclusão. Além do fato de, dentro da medicina veterinária, termos a Terapia Assistida por Animais (TAA) e já existirem pesquisas atuais que revelam que esta terapia facilita a interação e socialização do autista com os animais e que também favorecem outros convívios”, destacou a coordenadora.

Durante a palestra, Rosane explicou sobre os comportamentos do autista desde a infância até a adolescência e vida adulta. Segundo ela, “é um tema que precisa ser discutido, pois acadêmicos com autismo estão chegando à academia e é importante levar conhecimento e tirar dúvidas para que haja a redução de preconceitos, para melhorar a inclusão e aceitação. E a Funorte é pioneira nesta proposta, que traz discussões de temas interessantes e, principalmente, acolhem os acadêmicos com transtorno”, finalizou a palestrante.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *