Um dos principais desafios dos alunos durante o período de graduação é o planejamento, construção e apresentação do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que na maioria dos cursos é a atividade decisiva para aprovação do graduando. Pensando nisto, a Funorte realiza de 22 a 26 de outubro, o minicurso: “Como pesquisar, elaborar e apresentar seu TCC com sucesso”.

O curso é dividido em cinco módulos. “No primeiro dia abordamos o tema ‘Como Pesquisar?’ e mostramos para o acadêmico os aspectos que têm valor científico, o que realmente é relevante”, explica à professora Vilmaria Cavalcante, coordenadora do Centro de Pesquisa do campus São Norberto. Também serão discutidas as formas de preparo, técnicas de relaxamento no momento da apresentação e quais passos devem ser seguidos para a publicação do artigo científico.

Para a acadêmica do curso de Direito, Funorte, Cláudia Aquino, este minicurso veio em boa hora. “Vi a necessidade de me capacitar com antecedência, apesar de estar no 6° período é importante aprendermos como é elaborar um artigo científico, este aprendizado ficará para vida”, conclui.

Daniela Dantas Higino, acadêmica do 7° período de Educação Física, também ressaltou que: “é importante destruir a imagem de ‘bicho papão’ que o TCC apresenta”, e completa ainda que: “A Funorte, através dos docentes está nos dando suporte para realizar um trabalho com eficiência”.

Cassiano Veloso