Acadêmicos do curso de Fisioterapia Funorte participaram de minicurso, com o tema “Ventosaterapia em Disfunções Músculos Esqueléticas”, que faz parte da Semana Integrada de Atividades Acadêmico-Profissionais- SIAP 2017.

A Ventosaterapia é uma técnica de tratamento de doenças e de dores, que se baseia na Medicina tradicional chinesa. A aplicação é feita através de copos de vidro ou plástico na superfície da pele para que possa haver sucção e pressão negativa.

Segundo o professor que ministrou o minicurso, Antônio Igor de Castro Alves, o objetivo da atividade é promover o conhecimento sobre estes métodos da medicina tradicional chinesa e sua aplicabilidade junto à técnica da Ventosa. “A Ventosaterapia não é um tratamento completo para disfunções músculos esqueléticas, ela é um coadjuvante, ou seja, um tratamento auxiliar e, através do minicurso, visamos promover o conhecimento dos acadêmicos sobre estes métodos, além de aprofundarem melhor sobre as estruturas da pele, das camadas musculares e a aplicabilidade da Ventosa nos tratamentos dessas disfunções”, frisou.

Para o acadêmico do 9º período Integral, João Pedro Silva Rodrigues, a prática desta técnica faz com que o acadêmico tenha mais segurança na hora de diagnosticar e tratar estas disfunções. “A aplicação da Ventosa serve para tirar toxinas do local e ao mesmo tempo, eliminar a rigidez muscular, aumentando o fluxo sanguíneo. A técnica melhora a circulação do sangue e, consequentemente, a cura da lesão. Entender o diagnóstico é importante para auxiliarmos no tratamento e, aprendemos melhor, realizando na prática”, conclui o estudante de Fisioterapia.

Greiciely Rodrigues

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *