Estudantes do 2º período dos cursos de Jornalismo, Administração e Pedagogia participaram do I Simpósio “Onde está a felicidade?”, que aconteceu no auditório da Faculdade de Saúde Ibituruna – Fasi. O evento teve o objetivo de arrecadar doações para ajudar a o projeto da Instituição Social de Amor Cristão – ISAC, órgão que atende crianças e adolescentes carentes de comunidades de Montes Claros, além de oferecer atividades de alimentação, educação religiosa, reforço escolar, artesanato, informática, dança, entre outros.

Para a docente que ministra a disciplina Projeto Integrador para as turmas, Carla Patrícia Melo, o evento foi planejado para que os alunos saibam atuar em uma equipe multidisciplinar, cada um com a sua área, contribuindo para um melhor resultado do trabalho. “O simpósio propõe aos estudantes o desafio de trabalhar em uma equipe multidisciplinar, cada um conforme a sua ciência, de forma unificada. Ou seja, temos o pedagogo atuando como pedagogo, o administrador atuando com administrador e o jornalista atuando como jornalista. Então, o objetivo é ter uma abordagem social, mas também ter uma consciência da formação profissional de forma multifuncional, pois o mercado atual exige isso e, a Funorte, mais uma vez, sai na frente oferecendo uma disciplina que, além da visão da área, faz com que o acadêmico enxergue o trabalho contemplando outros universos”, destacou a docente.

No episódio, coordenadores, docentes, acadêmicos e convidados estiveram presentes para prestigiar apresentações de ballet, violino e canto, além da discussão de temas sociais. Segundo o coordenador do curso de Jornalismo, Elpidio Rocha, a atividade oferece oportunidade para que o estudante desenvolva o que aprendeu e, ao mesmo tempo, que haja uma troca de informação com alunos de outros cursos. “O projeto faz parte de uma disciplina que incorpora alunos de diversos cursos e que, após uma discussão teórica sobre determinados temas, os alunos têm que organizar um evento ou algo prático colocando em funcionamento aquilo que estão aprendendo dentro da sala de aula. Então, é algo que proporciona integração de três cursos e dá oportunidade para o estudante desenvolver aquilo que aprendeu em seu curso e, ao mesmo tempo, tenha uma troca de informação, uma vez que as equipes são multidisciplinares”, frisou o coordenador.

A estudante do 2º período do curso de Pedagogia, Amanda Alves da Silva, ressaltou sobre a experiência. “O simpósio tem como principal objetivo ajudar a instituição ISAC, que não recebe nenhuma renda do governo. Então, propomos um evento com palestras, mesa redonda e apresentação de crianças e, isto, tem uma importância extrema para a minha formação, pois possibilita que, por meio do que estamos aprendendo, possamos ajudar a instituição e incentivar outras pessoas a também ajudarem”, finalizou a estudante.