A Funorte realizou, na última semana, no Hospital das Clínicas Dr. Mário da Silveira, I Seminário Científico sobre Maternidade, organizado pela docente e psicóloga, Claudia Guimarães de Souza Lima.

Segundo a professora, o objetivo do evento foi abordar o tema Maternidade, quebrando paradigmas e tabus, de modo a preparar os personagens para as possibilidades da função materna. “Dentre nossos objetivos estão divulgar a maternidade do Hospital das Clínicas e seu Serviço humanizado, apresentar a Psicologia e sua atuação no contexto hospitalar, difundir a necessidade de investimento e formação da Psicologia Hospitalar, além de levar à população apoio e conhecimento emocional frente as questões da maternidade”, destacou a psicóloga.

O evento contou ainda com a palestra de tema “Mulher Moderna e o adiamento da gravidez”. Claudia explica, ainda, que “é uma abordagem importante para que os alunos tenham um bom nivelamento teórico para uma boa aplicação prática. Certa de que, não se faz prática humanizada se não se exercita a empatia, achei que seria ideal proporcionar um momento para que mães, que vivenciam ou vivenciaram situações adversas como perda, notícias difíceis de maneira geral, pudessem falar para a comunidade acadêmica, dando seus depoimentos, ao mesmo tempo que, pudessem ser acolhidas por pessoas que passaram por experiências semelhantes”, frisou.

Além da palestra, houve uma sequência de abordagens, dentre elas: Mães de fertilização (in vitro), Mães de adoção, Mães de UTI, Mães “especiais”, Mães de “anjos” (que são mães que perderam seus filhos).

Durante o encerramento, o evento contou com a presença de Lúcia Muniz, participante do programa The Voice Kids 2018.

Enviar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *